JC/VOX POPULI
João da Costa lidera com 48%. Oposições, juntas, somam 42%
Publicado em 04.10.2008, às 00h15
Sérgio Montenegro Filho
smontenegro@jc.com.br
O candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, chega ao dia D das eleições municipais com 48% das intenções de voto, contra 42% dos outros seis prefeituráveis somados. É o que indica a última rodada da pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada com exclusividade para o Jornal do Commercio nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Para liquidar a eleição logo no primeiro turno, o prefeiturável petista precisaria obter 50% dos votos válidos, mais um. Embora ele esteja próximo desse índice, não é possível assegurar sua vitória ainda na primeira fase, porque a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais oscilando para mais ou para menos.
Os números desta semana revelam uma ligeira queda de João da Costa em relação à pesquisa JC/Vox Populi anterior, publicada em 6 de setembro, quando ele obteve 50% das citações. Outra novidade confirmada pelos números é a ascensão do candidato do PMDB, Raul Henry, que dobrou seu percentual em relação ao levantamento anterior. O peemedebista tinha 6% das intenções de voto no início de setembro e agora aparece com 12% das citações. Raul foi o único dos principais candidatos a subir nesta última pesquisa. Assim como João da Costa, Mendonça Filho, do DEM, obteve 21% das preferências do eleitorado do Recife. Na pesquisa anterior ele tinha 22%. Carlos Eduardo Cadoca (PSC) também perdeu um ponto, oscilando de 8% da sondagem realizada no início de setembro para 7% na amostragem desta semana.
Entre os candidatos com menores percentuais, Edilson Silva (PSOL) manteve o mesmo índice de 1% da pesquisa anterior. Kátia Telles (PSTU), que não havia obtido nenhuma citação no início do mês, agora aparece com 1%. Roberto Numeriano (PCB) novamente não obteve um percentual superior a meio ponto, e aparece com 0% no quadro. O índice de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto caiu de 7% para 6%, e o percentual de eleitores indecisos diminuiu de 6% para 4%. A pesquisa JC/Vox Populi ouviu 800 eleitores maiores de 16 anos, domiciliados no Recife, e está registrada na 9ª zona eleitoral, sob o número 061/2008.
ESPONTÂNEA - A queda no percentual do líder da pesquisa, João da Costa, também se reflete no levantamento espontâneo, no qual o eleitor é provocado a citar um candidato sem que seja apresentada uma lista com os nomes dos prefeituráveis. No levantamento anterior, de 6 de setembro, o petista recebeu 44% das citações. Agora, obteve 43%. Mendonça Filho manteve o mesmo patamar de 18%. Novamente, quem se destacou no quesito espontâneo foi o peemedebista Raul Henry. Antes, ele havia sido lembrado por 5% dos eleitores recifenses. Neste novo levantamento, dobrou o índice, passando para 10%.
Carlos Eduardo Cadoca tinha 6% das citações espontâneas e caiu um ponto, ficando com 5%. Os demais candidatos não chegaram a marcar mais que 1% das citações. Os eleitores que não conseguiram citar nenhum nome ainda somam os mesmos 19% da pesquisa anterior. Já os que pretendem votar em branco ou anular o voto diminuíram de 7% para 4%.
48%
50%
31%
Mendonça FIlho
21%
22%
26%
Cadoca
7%
8%
20%
Raul Henry
12%
6%
4%
Edilson Silva
1%
1%
Não pontuou
Kátia Teles
1%
Não pontuou
1%
Roberto Numeriano
Não pontuou
Não pontuou
1%
Nenhum comentário:
Postar um comentário