terça-feira, 14 de outubro de 2008

Profissionais de saúde do Dom Malan são capacitados pelo IMIP



Médicos do Hospital Dom Malan participaram neste sábado de mais um curso de capacitação oferecido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- IMIP, que assumiu a gestão do hospital a cerca de um mês. O I Curso de Ultra-Sonografia em Ginecologia e Obstetrícia teve como objetivo ampliar os conhecimentos médicos sobre a importância da Ultra-Sonografia (USG) durante o pré-natal e a saúde da mulher, integrando ações de capacitação dos profissionais para melhor atender a comunidade.
De acordo com o Superintendente do IMIP-HDM, Marcelo Marques, os investimentos na capacitação profissional beneficiam diretamente os usuários do hospital. “O IMIP-HDM está capacitando seu corpo médico para oferecer melhores serviços no atendimento materno-infantil. Através de Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia, é possível identificar se o crescimento fetal está adequado para o tempo da gestação, verificar sinais de maturidade do feto e avaliar a quantidade do líquido amniótico, além de observar detalhadamente todo o corpo do feto e todos os seus órgãos, procurando assim encontrar alterações congênitas”, explicou.
O curso abordou temas como USG do primeiro semestre, USG morfológico, USG- obstétrico e USG em ginecologia, além de doppler obstétrico e diagnóstico fetal invasivo. Durante o evento houve ainda a discussão de casos entre os profissionais participantes. As palestras foram ministradas pelos médicos Marcelo Marques, Carolina Diniz, Álvaro Pacheco e Silvio Romero.
Em pouco mais de um mês na gestão do HDM, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, já realizou outros dois cursos em urgência e emergência e reanimação neonatal, além de reestruturar o atendimento na pediatria realizando triagem dos casos por classificação de riscos. “Neste momento de transição estamos fazendo o diagnostico dos problemas e o levantamentos das necessidades para assim tornar o IMIP- HDM uma referencia na região”, finaliza o superintendente Marcelo Marques.
Jornalista Kelly Terto , especial para o blog

Nenhum comentário: