Médicos do Hospital Dom Malan participaram neste sábado de mais um curso de capacitação oferecido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- IMIP, que assumiu a gestão do hospital a cerca de um mês. O I Curso de Ultra-Sonografia em Ginecologia e Obstetrícia teve como objetivo ampliar os conhecimentos médicos sobre a importância da Ultra-Sonografia (USG) durante o pré-natal e a saúde da mulher, integrando ações de capacitação dos profissionais para melhor atender a comunidade.
De acordo com o Superintendente do IMIP-HDM, Marcelo Marques, os investimentos na capacitação profissional beneficiam diretamente os usuários do hospital. “O IMIP-HDM está capacitando seu corpo médico para oferecer melhores serviços no atendimento materno-infantil. Através de Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia, é possível identificar se o crescimento fetal está adequado para o tempo da gestação, verificar sinais de maturidade do feto e avaliar a quantidade do líquido amniótico, além de observar detalhadamente todo o corpo do feto e todos os seus órgãos, procurando assim encontrar alterações congênitas”, explicou.
O curso abordou temas como USG do primeiro semestre, USG morfológico, USG- obstétrico e USG em ginecologia, além de doppler obstétrico e diagnóstico fetal invasivo. Durante o evento houve ainda a discussão de casos entre os profissionais participantes. As palestras foram ministradas pelos médicos Marcelo Marques, Carolina Diniz, Álvaro Pacheco e Silvio Romero.
Em pouco mais de um mês na gestão do HDM, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, já realizou outros dois cursos em urgência e emergência e reanimação neonatal, além de reestruturar o atendimento na pediatria realizando triagem dos casos por classificação de riscos. “Neste momento de transição estamos fazendo o diagnostico dos problemas e o levantamentos das necessidades para assim tornar o IMIP- HDM uma referencia na região”, finaliza o superintendente Marcelo Marques.
Jornalista Kelly Terto , especial para o blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário