sexta-feira, 31 de outubro de 2008

União faz história em Gravatá

31/10/2008
Cinthia, que mudou de sexo há dois anos, e Josafá se casaram ontem no civil


CASAL participou de cerimônia coletiva. Próximo passo será celebração religiosa



Clarice Costa


Foi realizado no início da tarde de ontem, no Fórum de Gravatá, o casamento civil de Josafá Paulino da Silva, de 21 anos, e Cinthia Lourenço Santos, 39, que mudou de sexo há dois anos, quando deixou de se chamar Enilson, ou Cinho, como era conhecido na cidade. Os noivos participaram de um casamento coletivo, com outros 19 casais. “Eu estou tranqüila agora, mas até chegar aqui eu não estava. É muita ansiedade. Ele (Josafá), que veio me tranqüilizando, agora está nervoso”, afirmou, ansiosa, Cinthia Santos.
O casal não parecia se importar com o assédio da imprensa, nem tampouco com o burburinho dos presentes. “Eu me sinto acolhido pelas pessoas”, disse o tímido Josafá, que durante a entrevista pouco falou. Cinthia parecia bem mais à vontade e a todo tempo fazia pose para os fotógrafos. Para ela, a oficialização da união veio na hora certa. “Teve um tempo em que eu evitava sair com ele para não expor a gente, mas agora isso não acontece mais”, completou.
Quem realizou o enlace foi a juíza Izilda Dornelas Câmara, em uma cerimônia que durou pouco mais de uma hora. As testemunhas do casal mais famoso de Gravatá foram o gerente da loja onde Josafá trabalha, Luzi Carlos Júnior, de 30 anos, e a esposa dele, a estudante Isabel Vieira, 26. “Eu estou me sentindo muito feliz , principalmente por ela, que já passou por tantas dificuldades, inclusive de recuperação, por conta das cirurgias. Esse casamento é uma realização para ela (Cinthia)”, enfatizou Isabel.
O casal já planeja o casamento na igreja em 2009 ou 2010, mas de acordo com a noiva ainda há muitas barreiras a serem vencidas. E, apesar de se declarar muito religiosa, sabe que o caminho é muito longo e cheio de obstáculos. “Sei que vai ser difícil, mesmo eu tendo fundado a Igreja de Nossa Senhora Aparecida aqui em Gravatá há oito anos, mas nós vamos conseguir”, animou-se.
CIRURGIACinthia Santos realizou a cirurgia para a mudança de sexo no dia 13 de dezembro de 2006. O procedimento, sob a responsabilidade do médico Sabino Pinho, foi feito gratuitamente no Hospital das Clínicas, no Recife.

Nenhum comentário: