sábado, 25 de outubro de 2008

Tô na Bahia



Peguei um ônibus em Petrolina. Destino ? terra de ” Todos os Santos”.... Salvador!!!

Terra de Gil, Caetano, Betânia,Gal, Ivete, João Gilberto, dos Filhos de Gandhin, Carlinhos Brow ...do Olodum que completa hoje,sábado, 25 Anos.
A mistura da música, a religiosidade, a mistura de cor, faz com que o baiano se destaque no cenário nordestino, nacional e internacional.
O norte baiano é uma caatinga deserta, aonde a seca assola o sertanejo, as estradas não são conservadas , o carro pipa é a grande esmola ... por ser o maior estado do Nordeste e com tantas diferenças dá até pra dividir em 2 estados.
O Sul da Bahia se confunde com o estado de Minas .A zona cacaueira foi ao longo dos séculos motivo de orgulho, riqueza gerada, celeiro de escravidão.
Mas estamos em outro momento. Mundo globalizado.
O baiano de braços abertos recebe visitantes, turistas, pessoas que se deslocam do Brasil e de várias partes do mundo, para conhecer o Elevador Lacerda, o Pelourinho, Itapoá, o Farol da Barra,o Mercado Modelo...Salvador.
As visitas também despertam para a gastronomia. O acarajé é o preferido, mais o vatapá num fica por trás “não meu senhor”.
O oxente esse sotaque tão nosso, o bichim, painho ..só aqui você é chamado com tanto dengo e carinho.
Vou tirar umas merecidas férias. Há 13 anos não sei o que é isso.
Tô chegando um dia antes das eleições do 2º Turno vou acompanhar a guerra PT x PMDB. Leia se o governador Jaques Wagner e o Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira. .Aqui dificilmente PMDB e PT marcham juntos em 2010.
Enquanto isso vou dá um cochilo e aportar na Terra aonde Cabral descobriu o Brasil.

Nenhum comentário: