A Secretaria de Imprensa da Presidência da República realiza, nesta quarta-feira (03), uma entrevista coletiva na capital pernambucana, quando serão detalhados o Prêmio Josué de Castro, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); o Programa Saúde na Escola, dos ministérios da Saúde e da Educação; e o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, cujos lançamentos ocorrerão entre quinta e sexta-feira com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, que será lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), será um dos temas da coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (03/09), a partir das 14h30, em Recife (PE), pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. O lançamento do Prêmio, que ocorrerá na próxima sexta-feira (05), faz parte da agenda de compromissos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre a partir de quinta-feira (04) na capital pernambucana.
Pelo MDS, participa da entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (03), no Hotel Atlante Plaza, o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Crispim Moreira, que dará detalhes sobre o Prêmio Josué de Castro. Para falar sobre o Programa Saúde na Escola - coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) - cujo lançamento será feito pelo presidente Lula na quinta-feira (04) na escola estadual São Francisco de Assis de Recife, estarão presentes a diretora de Atenção Básica do MS, Claunara Mendonça, e a coordenadora do Programa Mais Educação do MEC, Adriana Barbosa. O Saúde na Escola deve beneficiar, num primeiro momento, dois milhões de estudantes, e até 2011 cerca de 26 milhões de alunos brasileiros terão atenção integral à saúde por meio das equipes Saúde da Família nas escolas da rede pública em que estiverem matriculados.
Também participa da coletiva à imprensa o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Agenor Junqueira, que falará sobre o início da construção do primeiro de 49 navios previstos para as duas fases do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro - o Promef. Para marcar o início da primeira fase, o presidente Lula estará no Porto de Suape, a partir das 9h de sexta-feira (05), quando participa da solenidade de início do corte do aço no estaleiro Atlântico Sul. Logo em seguida, a partir das 11h, o presidente Lula participa do lançamento do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Prêmio Josué de Castro - A intenção do MDS, ao criar o prêmio, é de valorizar a gestão dos Estados, municípios e organizações não-governamentais. O nome é uma homenagem a Josué de Castro, pernambucano que, no próximo dia 05 de setembro, completaria 100 anos. Josué - médico, geógrafo, sociólogo, político e escritor – foi um dos pioneiros no estudo da fome e na luta pelo direito à alimentação. “O prêmio recebe esse nome por tudo o que Josué representa. O que conseguimos alcançar hoje na construção da Política Nacional Segurança Alimentar e Nutricional se deve a ele”, destaca Onaur Ruano.
As inscrições do prêmio serão abertas dia 5 de setembro e podem ser feitas até dia 31 de outubro somente pelo site do MDS. Poderão participar gestores estaduais, municipais e da sociedade civil que executam projetos e ações de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. Serão premiadas boas práticas de gestão em três esferas de atuação: governos estaduais e do Distrito Federal; governos municipais e sociedade civil.
O processo seletivo prevê análise técnica das práticas inscritas, feita por uma comissão de avaliação interna formada por técnicos do MDS, e posterior visita de averiguação. Na segunda parte, a Comissão Julgadora Mista fará a análise das práticas selecionadas e as classificará para a etapa final. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. A premiação será em Brasília, em data a ser definida, com a entrega de certificado e viagem de intercâmbio nacional, as melhores práticas. O regulamento completo do prêmio estará disponível no site do MDS a partir do dia 5 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário