domingo, 7 de setembro de 2008

9/7/2008
Polarização domina eleições em PE


Múltiplas candidaturas, base governista dividida, oposição fragmentada... O cenário da eleição para prefeito do Recife - rico em complexidade - é bem diferente do que é observado em outros 72 municípios pernambucanos, onde a lógica da disputa é simples e objetiva com apenas dois partidos pleiteando a preferência do eleitorado. As legendas que dão sustentação ao governador Eduardo Campos (PSB) e ao presidente Lula (PT) se enfrentam em 38 dessas cidades. O cenário base X oposição se repete nos demais 34 municípios. Entre aos aliados, o embate mais forte se dá entre o PSB, do governador, e o PTB, do deputado federal Armando Monteiro Neto, que concorrem por 11 prefeituras: Brejão, Cabrobó, Camutanga, Casinhas, Cedro, Feira Nova, Glória do Goitá, Itacuruba, Sairé, Saloá e Tamandaré.
Arthur Cunha
Já no cenário Base X Oposição, novamente o PSB - refletindo a forte inserção que Eduardo Campos tem no interior - polariza a disputa com o DEM, que, historicamente, sempre teve muitos votos nos recantos mais distantes do Recife. Remontando o segundo turno do pleito estadual de 2006, o confronto se dá em seis municípios: Belém do São Francisco, Canhotinho, Condado, Custódia, Itapetim e Taquaritinga do Norte.
No Recife, o ex-governador Mendonça Filho concorre pelos democratas, enquanto os socialistas são representados pelo seu presidente estadual, Milton Coelho, candidato a vice na chapa encabeçada por João da Costa (PT). No terceiro cenário mais repetido entre os municípios com apenas dois postulantes, o PSB volta a aparecer, dessa vez “brigando” com o PSDB, do senador e presidente nacional dos tucanos, Sérgio Guerra. A polarização é registrada em Riacho das Almas, Ferreiros e Floresta.
Outras disputas entre partidos “grandes” se repetem - coincidentemente - duas vezes. PSB X PMDB (Cortês e Jataúba); PSB X PT (Ipubi e Paranatama); PT X DEM (Angelim e Jaqueira); PT X PSDB (Águas Belas e Orobó). PT e PMDB só se enfrentam em Granito. É zero o número de embates entre PT e PTB; PSDB e PMDB; PSDB e DEM; PMDB e DEM, no caso das cidades com apenas duas postulâncias.

Impugnados
Um fato inusitado é que em duas cidades pernambucanas os habitantes podem ficar com apenas uma opção para escolher no dia 5 de outubro. É que os prefeituráveis Mário José (DEM), de Itapetim, e José Vieira Pereira (PR), o Santo Vieira, de Manari, tiveram seus registros cassados pela Justiça por irregularidades eleitorais. Se até o dia da votação, os dois políticos não tiverem suas postulações liberadas, os habitantes dessas duas cidades ou anulam o voto, ou votam nos que restam: Adelmo Moura (PSB) e Otaviano Martins (PSDB), respectivamente.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: