quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Candidato a vice prefeito de Petrolina entrevistado pelo IG

“Ivete é que é minha prima”, diz candidato a vice-prefeito de Petrolina

17/09 - 07:51

Redação

Ele é primo da cantora Ivete Sangalo, mas não suporta ser tratado assim. E logo corrige a reportagem do iG no início desta entrevista, por telefone: "Minha filha, não sou primo de Ivete. Ela é que é minha prima. Eu nasci primeiro", diz Domingos Sávio de Souza Dias Guimarães, com irritação.

Aos 44 anos, ele estreia na política como candidato a vice-prefeito de Petrolina na chapa encabeçada pelo também estreante Júlio Lóssio (PMDB). Tem chances de vitória e de virada contra o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), apoiado pelo presidente Lula (PT) e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Ao longo da entrevista, porém, Domingos se desculpa e explica que a rispidez inicial é porque sempre perguntam sobre o parentesco dele com a musa do axé baiano. "Tenho vida própria. Trabalho no SEBRAE há 25 anos", retrucou ele, que é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Relações Internacionais pela PUC-RJ. "Ser candidato a vice não tem nada a ver por ser primo de Ivete. Eu acho que sou a primeira pessoa da família dela que entra na política. É um gesto muito nobre entrar na política. Isso agrega para ela, por eu ser o único da família. Agora o axé-music não me agrega em nada".

Apesar do (mau) jeito para lidar com o parentesco, Domingos Sávio conta que "ama Ivete como uma irmã", foi criado junto com a prima famosa e que eles nasceram na mesma maternidade. Também revela que ele mesmo contou à cantora sobre sua candidatura. "Ivete está toda orgulhosa. E só", encurta o assunto, assegurando que Ivete Sangalo não contribuiu em nada para a campanha dele.

iG - Domingos, como está sendo a sua estreia na política?
DOMINGOS SÁVIO –
Ótima. Nossa candidatura está crescendo. A prefeitura de Petrolina tem oito anos nas mãos de um mesmo grupo, precisa mudar, senão dá fadiga de material. As pessoas têm entendido nossa mensagem e o sentido de mudança é muito forte. O anseio da novidade é grande. Há uma sede de ter novos atores no cenário político. Júlio Lóssio também é estreante, nunca foi candidato. Ele é médico atuante. É de Manaus, mas já está há 16 anos em Petrolina. Eu nasci em Juazeiro (BA), minha família toda é daqui.

iG – O senhor é primo da cantora Ivete Sangalo...
DOMINGOS –
(interrompendo a pergunta...) Minha filha, não sou primo de Ivete. Ela é que é minha prima. Eu nasci primeiro. A entrevista é sobre isso é? Não gosto desse assunto. Se eu soubesse que era sobre isso eu não teria aceitado a entrevista.

iG – Não gosta de dizer que tem Ivete como prima?
DOMINGOS –
O problema não é esse. Não sou candidato a vice porque sou primo dela. É isso que você quer dizer? Porque eu tenho vida própria. Trabalho no SEBRAE há 25 anos. Passei 18 anos como coordenador regional do SEBRAE para o Vale do São Francisco. Fui desligado da gerência há dois anos. Ganhei quatro títulos de cidadão, de Petrolina, Orocó , Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista. Antes eu só tinha enfrentado eleição para o diretório acadêmico da faculdade de administração. Mas ser candidato a vice não ter nada a ver por ser primo de Ivete. Eu acho que sou a primeira pessoa da família dela que entra na política. É um gesto muito nobre entrar na política. Isso agrega para ela, por eu ser o único da família na política. Agora o axé-music não me agrega em nada. Amo Ivete como uma irmã. A gente foi criado junto. Mas não tem nada a ver alho com bugalho. Ela desenvolve muito trabalho social. E não divulga isso. Ela é uma pessoa humana, maravilhosa.

iG – Mas ela está ajudando a sua campanha de alguma forma? Há informação de que ela teria disponibilizado um trio elétrico...
DOMINGOS –
Ivete não tem nada a ver com minha campanha. Não procede isso. Ela sabe que eu entrei para a política porque eu falei para ela. Ivete está toda orgulhosa disso. E só. Ela não vai entrar em política partidária.

iG – As pessoas na sua cidade sabem que o senhor é primo de uma das cantoras mais famosas do Brasil? Isso contribui para atrair a simpatia do eleitor?
DOMINGOS –
As pessoas sabem até porque eu nasci aqui, ela nasceu aqui. Fomos criados juntos. Nossas mães tiveram que atravessar a ponte para ter filho em Juazeiro. É mais seguro. E é assim até hoje. Só que Ivete e uma parte da família saíram daqui de Juazeiro. Ivete, por exemplo, é cancão. É o nome de um pássaro que ficou sendo o apelido da nossa família. Desculpe ter sido ríspido no início desta reportagem. É que eu não gosto de ficar contando essas coisas. Toda vez querem me entrevistar por isso (por ser primo de Ivete). E eu sempre digo que ela é que é minha prima. Nasci primeiro. Eu estou em Petrolina há 44 anos. Eu quero falar do que eu já fiz pela minha cidade.

iG – E o que o senhor já fez por Petrolina?
DOMINGOS –
A gente transformou as adversidades do solo em recursos. No SEBRAE, tive a oportunidade de ajudar a trazer desenvolvimento e inovação para a ovinocaprinocultura, a agricultura irrigada, o comércio e para o turismo também. Petrolina é uma cidade muito ousada e metida, no bom sentido.

iG – O que o senhor pretende fazer se chegar à prefeitura, com Lóssio?
DOMINGOS -
Vamos aumentar o mercado de fruta brasileiro. Abrir o mercado da fruticultura nordestina. Isso é um dos nossos itens do programa de governo. Criar um escritório na Europa para facilitar a exportação dos pequenos produtores através das suas cooperativas. Também temos um projeto especial para o turismo rural e o turismo relacionado às nossas vinícolas. Temos consciência que o Vale do São Francisco precisa tratar suas oportunidades não individualmente por cidade, mas pelo conjunto das cidades vizinhas. É preciso que haja uma parceria. Temos instrumentos legais para isso. Vamos falar com os prefeitos das cidades vizinhas para traçar um plano de desenvolvimento para a região.

iG – Como está sua atuação como vice?
DOMINGOS –
Eu tenho uma grande sintonia com Júlio. 70% do tempo de Júlio ele está trabalhando em algum local e eu estou em outro. E 30% da nossa agenda são conjuntas. Os principais problemas de Petrolina são saúde e emprego. O fato de não sermos políticos tradicionais, que estão no cenário há muito tempo, traz renovação para o povo. A população entendeu bem e rapidamente esse aspecto. E isso se reflete nas pesquisas.

iG – O seu principal adversário, Gonzaga Patriota (PSB), tem como principal cabo-eleitoral o presidente Lula, que esteve em Petrolina recentemente e gravou para o Horário Eleitoral do socialista. Qual é o impacto desse apoio na sua campanha?
DOMINGOS –
O Lula até onde eu sei não vota em Petrolina. Petrolina tem demonstrado que esse tipo de sugestão não cola e não se deixa influenciar por isso. O destino de Petrolina é quase que fadado ao sucesso. O presidente vai trazer as coisas para cá porque o trabalho dele é esse. O que a gente precisa é de gestores públicos e é isso o que a população vai avaliar. A população que políticos que possam otimizar com inovação e responsabilidade.

Nenhum comentário: