quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Tribunal cancela registros no interior



Em meio à bola-de-neve que se tornou o julgamento de recursos de ações de impugnação de campanhas no Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), os desembargadores do Pleno conseguiram decidir ontem sobre doze casos, todos do interior do estado. Desses, apenas os candidatos a prefeito de Bom Conselho e Joaquim Nabuco, além de uma vice de Calumbi, não conseguiram ter seus registros deferidos pelo TRE-PE. Os três processos restantes (Goiana, São Bento do Una e Amaraji) só serão julgados na próxima segunda-feira. O tumulto causado pelo atraso nos julgamentos - que já deveriam ter sido concluídos desde sábado passado - levou o presidente do tribunal, o desembargador Jovaldo Nunes, a ampliar o prazo de recurso das defesas em pelo menos mais três dias.
De acordo com o presidente do TRE-PE, não haverá problemas quanto ao andamento das ações na instância federal. "O prazo terminou no sábado, mas desde que haja justificativa, não há problema no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O atraso ocorre por causa do Ministério Público, que demorou, e também por causa da desembargadora Auderita (Ramos), que hoje (ontem) deveria ter julgado doze processos, mas disse que só teria condições de decidir sobre dois na próxima semana", afirmou Jovaldo Nunes.
O magistrado garantiu que as sessões do Pleno poderiam continuar durante essa semana, apesar de sua viagem marcada para São Luís do Maranhão, onde haverá o encontro nacional de presidentes de tribunais eleitorais, com a presença do presidente do TSE, Carlos Ayres Britto.
Os candidatos a prefeito que tiveram suas candidaturas indeferidas ontem foram Gervásio de Matos (PSDB/PMDB/PV/DEM/PSC), de Bom Conselho, e Marcos Antônio Barreto (PRP/PMN/DEM), de Joaquim Nabuco. Em Calumbi, Maria de Lourdes Cordeiro, vice de Erivaldo José da Silva na chapa A Esperança se Renova (PDT/PTB/PSDC/PR/PSB), também não poderá mais concorrer.
Conseguiram manter os registros os prefeituráveis Eduardo Coutinho (PSB/PTN/PCdoB/PPS/PSDB/PSDC), de Água Preta, Valéria Souza de Lima, (PR/PSB/PV/PTB), de Barra de Guabiraba, Romero Magalhães Ledo (PSB/PDT/PMDB), de Itacuruba, José Edson Cristóvão (PSB), de Tabira, Paulo Pereira da Costa (PSL/PTB/PRP/PSB), de São Bento do Una, e Sebastião José dos Santos (PMN/PSB), de Lagoa de Itaenga. Josué José Felipe Neri (PSL/PTN/PDT/PSB), candidato a vereador em Carpina, também poderá concorrer nas eleições.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: