quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Queiroz lidera com 65% em Caruaru

9/24/2008

Pesquisa de intenção de votos da UFPE foi feita ouvindo dois mil eleitores
RENATA GONDIM


A primeira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Caruaru, no Agreste do Estado, publicada, hoje, com exclusividade pela Folha de Pernambuco, em parceria com a UFPE/Fade/NEPD, aponta uma ampla vantagem do candidato do PDT, o deputado estadual José Queiroz. O pedetista lidera o pleito com 65% dos votos, contra 20% da adversária Ivânia Porto (DEM) - uma diferença de 45%. Em terceiro lugar está o prefeiturável do PPS, Rivaldo Soares, com 4,2%. O índice de eleitores caruaruenses indecisos é de 6,8%, e de votos em branco e nulos, 4%. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os pesquisadores foram às ruas no último dia 20 de setembro e entrevistaram duas mil pessoas, que foram selecionadas aleatoriamente em abordagem de fluxo, e preencheram um questionário com o voto, além dados como idade, sexo, escolaridade, bairro e renda. Seus nomes foram mantidos em sigilo. A amostragem foi dividida em três microrregiões e abrangeu um total de 19 bairros e a Zona Rural.
Queiroz lidera em todas elas, com uma preferência superior a 60%. A melhor avaliação do pedetista está na Área Rural, com 74,6% das intenções. Ivânia Porto obteve 10,3% na região, seguida por Rivaldo, que tem 3,7%. Todavia, é no setor rural onde também estão localizados o maior percentual de votos em branco e nulos (5,1%). Os indecisos são 6,3%. Na microrregião Maurício de Nassau/Nova Caruaru/Salgado/Riachão/Divinópolis/Boa Vista/Universitário/Kennedy/Centenário/Cuiacá, o pedetista obteve 64% dos votos, contra 21,2% de Ivânia, e 3,6% de Rivaldo. Os votos em branco e nulos somaram 3,1%, e o índice de eleitores indecisos é o maior de todo o município: 8%.
Na microrregião São Francisco/Indianópolis/Rosanópolis/Cohab II/Vassoural/Petrópolis/Inocoop/Santa Rosa/ Pinheirópolis, José Queiroz registra o seu menor percentual, mas que, ainda assim, é de 61,6%. Uma diferença de 38,6% para a segunda colocada, Ivânia, que tem 23%. Rivaldo Soares somou 5,2% dos votos. O número de eleitores indecisos foi de 5,4%, e de votos em branco e nulos, 4,8%. A pesquisa foi registrada no Cartório da 41ª Zona Eleitoral do TRE-PE sob o número 005/2008.

Nenhum comentário: