domingo, 7 de setembro de 2008

Artigo especial

Pelópidas Silveira(1915-2008)

Márcio Accioly

Jornalista

Pelópidas Silveira foi dos mais dignos e respeitáveis expoentes da raça humana. Culto, correto, inatacável, fez parte de fornada de homens cujos valores alimentaram o sonho de um Brasil que se desviou de vez no horror de 1964, no domínio incontornável da comunidade financeira internacional, advinda no bojo da ditadura militar (1964-85).

De lá até hoje, o país só vem afundando: na consolidação de política econômica que doa riquezas e recursos naturais na bacia das almas, e na cobiça desvairada de chamada classe política (em sua maioria analfabeta, predatória e ladra), centrada apenas na ambição pessoal e na disputa por cargos eletivos como se prêmios lotéricos fossem.

As gerações mais antigas conhecem o seu trabalho como prefeito do Recife, Cidade que governou por três vezes: uma por nomeação e duas pelo voto direto. Entrou pobre e saiu honrado, ao contrário dos que hoje preferem acumular propriedades nas várias regiões e localidades, inclusive em terras estrangeiras.

Foi ainda vice-governador (1959-63), na gestão Cid Sampaio (outro valoroso pernambucano), quando a maioria dos homens públicos ainda não se confundia com ratazanas destruidoras que entram agora na mais aguda fase de explícita dominação e generalizada desmoralização.

Conheci Pelópidas num instante dos mais importantes de meu aprendizado pessoal. Encontrei nele um amigo, um guia, um mestre, exemplo acima de tudo, indispensável referencial. Tivemos o privilégio de seu convívio, eu e outro caríssimo amigo, Toinho Pedroza, em impagáveis noitadas filosóficas em sua residência.

Seu bom humor nos contagiava, bem como sua maneira simples e didática de abordar fatos históricos e episódios de bastidores nos quais atuara como um dos principais personagens. Era incapaz de maledicência, preferindo-se ater ao rigor histórico quando os protagonistas não eram de sua simpatia.

Agnóstico declarado confessava-se ignorante com relação ao conhecimento de tudo que resvalasse para a fé, o campo da especulação. Como explicar nossa origem ou a origem de Deus (ou até mesmo a sua não existência), num universo com bilhões de quatrilhões de estrelas, com tantas galáxias que se perdem de vista? Muita pretensão!

Somos apenas uma sombra vinda de outras eras, larva que procede do caos telúrico, diria Augusto dos Anjos, poeta paraibano que ele conhecia tão bem como conhecia tantos outros, com memória prodigiosa em que os citava de cor e salteado para deleite nosso, seus seguidores que o reverenciavam.

Ninguém amou a Cidade do Recife da maneira como ele a amou. De forma desprendida e responsável, oferecendo-se em sacrifício e apaixonado, porque Pelópidas era íntegro em tudo a que se dedicava e empreendia.

É de se lamentar que o mundo transmita a impressão de estar entrando, agora, num período dos mais decadentes e degradantes. Com o individualismo entronizado no pedestal em que deveria estar a solidariedade, enquanto certezas espúrias pretendam eliminar dúvidas existenciais que moldam nosso crescimento interior.

Tudo isso, no entanto, faz parte do jogo. Vamos e vimos, amor e ódio, morte e vida. As coisas têm, afinal, de mostrar dois lados: para que se fortaleçam no equilíbrio, para que sejam eternizadas na própria existência.

Pelópidas Silveira, com seu comportamento exemplar, era hoje uma figura estranha na maré que ora se levanta em oposição aos interesses nacionais. Num país quase que totalmente dominado por indecentes e bárbaros, ele trazia o lado bom, com princípios de honradez e decência, características que o identificavam.

Nenhum comentário: