sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Governo proíbe usar o Bolsa Família para voto de cabresto


Governo proíbe usar o Bolsa Família para voto de cabresto
Do Blog de Josias de Souza
O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou uma nota que se destina a propalar o óbvio: é crime usar o Bolsa Família para fins eleitorais. Diz o texto:

“Tentativas de troca de votos com promessas de inscrição da família no cadastro único ou pressões para votações em determinados candidatos para não perderem o benefício configuram crime eleitoral.”

Acrescenta: “Atos como esses devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral, parceiros na Rede Pública de Fiscalização do programa e responsáveis pela investigação de denúncias eleitorais.”

A manifestação do ministério chefiado por Patrus Ananias chega nas pegadas de uma notícia que demonstrou factualmente algo de que todos já suspeitavam: o Bolsa Família tornou-se o pilar de um novo voto de cabresto no Nordeste.

Em périplo por Estados nordestinos, o repórter Eduardo Scolese reuniu um feixe de evidências de exploração política do programa nesta eleição municipal.

Além de uma simples nota, o ministério poderia, ele próprio, acionar a engrenagem de investigação do Estado.

Ainda que não queira reportar-se diretamente ao Ministério Público, Patrus tem a alternativa de tocar o telefone para o colega Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União.

Uma inspeção emergencial nos municípios onde há indícios de malfeitorias não faria mal a ninguém. Exceto, claro, aos malfeitores.
Escrito por Magno Martins às 21h55

Nenhum comentário: