terça-feira, 10 de março de 2009

Secretaria de Saúde sensibiliza professores estaduais em combate a dengue

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde convida os professores da rede estadual de ensino para participar nesta sexta-feira, a partir das 8h, no Centro de Convenções, do Seminário intitulado: ‘Educação Ambiental e Saúde – Caminhos que se entrelaçam em combate ao mosquito Aedes Aegypti. O evento tem como finalidade sensibilizar os educadores sobre a necessidade de adotar práticas pedagógicas dentro da disciplina de educação ambiental, voltadas para a luta contra a dengue.
Conforme o Diretor de Vigilância em Saúde do município, Francisco Freitas (Chiquinho), a necessidade de incluir os educadores nessa batalha surgiu devido ao alto índice de focos encontrados em domicílios. “Através de pesquisa constatamos que 50% das larvas estão localizadas nas moradias, por isso, buscamos a parceria dos professores para que as orientações preventivas cheguem mais rápido nas salas de aula. Acreditamos que unidos, conseguiremos reduzir o número dos casos” explicou.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira (6), 22 pessoas já foram notificadas com a doença. Preocupados com o resultado, a Secretaria reforçou o número de agentes de endemia para intensificar o trabalho de mobilização e prevenção do transmissor. Cerca de 95 agentes percorrem os domicílios e pontos críticos da cidade, como: praças, canais, caixa d’água. A meta é inspecionar os locais de água parada que servem para a proliferação.
Paralelo a isso, a vigilância iniciará o Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Transmissor da Dengue –LIRA na cidade. O diagnóstico serve para detectar as áreas que apresentam a maior incidência no município. Realizada a cada três meses, a última pesquisa (Janeiro) apontou os bairros João de Deus e São Gonçalo como áreas de alto índice de manifestação do inseto.

Estatísticas:
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Em Petrolina, foram notificados 354 casos de Dengue em 2007 contra 1.933 em 2008. Confirmados, foram registrados 110 em 2007 e 665 em 2008. Nos últimos dois anos apenas um caso de dengue hemorrágica foi apurado. O índice predial do Aedes aegypti em Petrolina chega a 0,5%.

Jornalista Kátia Gonçalves

Nenhum comentário: