quinta-feira, 2 de julho de 2009

Artesãos de Petrolina participam da X Fenearte

Com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, 27 artesãos viajam hoje para Recife, capital pernambucana, onde farão parte da X Feira Nacional dos Negócios do Artesanato –FENEARTE, que acontece de 03 a 12 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Considerada um dos mais importantes eventos do segmento na América Latina, a Feira celebra seus 10 anos de existência homenageando o centenário do Mestre Vitalino, além de render tributo a Ana das Carrancas, Janete Costa e Mestre Salustiano.

Este ano, as riquezas artesanais do município de Petrolina serão representadas pela Associação dos Escultores em Madeira – ASSESPE, Associação dos Artífices de Petrolina – ASSAPE, sediados na Oficina do Artesão Mestre Quincas, e Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco – ARTEVALE localizados na feira de artesanato ao lado viaduto – Centro de Artesanato Celestino Gomes.

Para a participação dos artesãos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos investiu R$ 13 mil, distribuídos entre o transporte dos profissionais e do material, e na locação de oito estandes. A participação ativa do município no evento, também contou com a parceira do Sebrae/Petrolina. Segundo o secretário da pasta, Domingos Sávio, o setor de artesanato vem aumentando substancialmente a participação na economia do país, gerando emprego e renda. “Ações como essa, que levam a arte de Petrolina para um dos eventos mais importantes do mundo, valoriza os nossos talentos e estimula o surgimento de novos profissionais”, afirmou.

É importante destacar que, nesta X edição, Petrolina foi convidada a participar da Ala dos Mestres com três representações, todas da Oficina do Artesão Mestre Quincas (Roque Santeiro, Biu dos Anjos e Pintor – escultores em madeira).

A inclusão de artesãos de outros estados e países irá garantir a diversidade do artesanato na X Fenearte, que contará ainda com atrações diversas, como: Salão de Arte Popular Ana Holanda; Galeria de Reciclados; Alameda dos Mestres; Oficinas Técnicas; Espaço Infantil; Rodadas de Negócio; Desfiles de Moda; Espaço Indígena; Museu de Arte Popular, com parte do acervo da coleção de Janete Costa; Museu de Vitalino e apresentações culturais.

A última Fenearte, realizada em julho de 2008, reuniu cerca de 600 estandes, distribuídos em 29,7 mil metros quadrados, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento recebeu 250 mil visitantes, superando a expectativa dos organizadores, que era de 200 mil pessoas. A movimentação econômica ficou em R$ 20 milhões. A feira é organizada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – AD-DIPER e Empetur.

Nenhum comentário: