quarta-feira, 15 de julho de 2009

Capacitação de profissionais em museologia chega à Petrolina

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Petrolina, estão promovendo oficinas de capacitação em museologia para profissionais do Vale do São Francisco que atuam em museus, centros de cultura, memoriais e instituições afins. Além de qualificar e propor a congregação das pessoas, a iniciativa também fomenta a realização de debate acerca dos assuntos considerados relevantes para a área.

De acordo com a diretora municipal de Cultura, Roberta Duarte, a capacitação foi uma das primeiras preocupações do Ministério da Cultura após o lançamento da PNM(Plano Nacional de Museus). “A carência dessa formação reflete em todo interior da região. A oficina ensina a prática funcional de conservação de documentos, por isso, é muito importante e trará bons resultados para Petrolina, cidade histórica, onde dispõe de riquezas culturais”, explica Roberta.

As oficinas que iniciaram terça-feira (14), estão sendo ministradas, no auditório da Biblioteca Municipal Jornalista Cid Carvalho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A culminância será quinta-feira (16), com a entrega de certificados.

O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, dentro das ações da Política Nacional de Museus já realizou aproximadamente 300 oficinas e a capacitação de mais de 18 mil profissionais desde o início do programa.

Nenhum comentário: