segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tributo a Luiz Gonzaga leva milhares ao Centro de São Paulo

José Serra arriscou cantar Asa branca ao lado de Dominguinhos
José Serra arriscou cantar Asa branca ao lado de Dominguinhos

Mais de 15 mil pessoas se reuniram no sábado, no centro de São Paulo, para homenagear o Rei do Baião. O Vale do Anhagabaú foi palco, até este domingo, de 36 apresentações que marcam os 20 anos da morte de Luiz Gonzaga (completados no próximo dia 2 de agosto). Dominguinhos, que subiu no palco às 19h do sábado, logo após o show de Caju e Castanha, foi o artista que mais emocionou o público.
Um dos momentos mais curiosos foi quando o sanfoneiro pernambucano chamou o governador José Serra para o palco, onde o político arriscou cantar Asa branca. “Essa letra eu sei desde criancinha”, disse ele, assim que desceu do palco. Na sexta, durante abertura do evento, o governador entregou a Ordem do Ipiranga, uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em junho de 1969, à irmã do compositor Luiz Gonzaga, Chiquinha Gonzaga. Além do hino Asa branca, Assum preto e Sala de reboco> foram outros sucessos que fizeram o público cantar.
Antes, Caju e Castanha também animaram a festa. Respeitados em São Paulo, tocaram Duvido você dizer e Mulher de amigo meu, levando o povo (até quem não sabia) a dançar agarradinho. Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano; o violinista francês Nicolas Krassik e o grupo Cordestinos; Oswaldinho do Acordeon; banda Seu Chico e Orquestra Popular do Recife completaram a noite.
Neste domingo, a festa teve apresentação da Banda de Pífanos de Caruaru, que tocou às 13h, antes da sempre aguardada performance de Antonio Nóbrega, que subiu ao palco às 14h. O forró pé de serra do Trio Virgulino foi o esquente de luxo para o encerramento do tributo a Gonzagão, realizado por Alceu Valença às 18h. Elba Ramalho foi a responsável pela abertura na sexta-feira. Para completar a homenagem, a cidade viu o centro tornar-se uma verdadeira praça nordestina de gastronomia, com dezenas de barracas vendendo baião de dois, sarapatel, galinha cabidela, carne de sol e sarapatel.


JC ONLINE

Nenhum comentário: