terça-feira, 14 de julho de 2009

Igeprev aparece em levantamento nacional como o sexto maior do Nordeste e terceiro de Pernambuco

A edição de junho da revista de circulação nacional Investidor Institucional trouxe o primeiro levantamento realizado sobre os regimes próprios de previdência social municipais e estaduais. A Previdência de Petrolina (Igeprev) ganhou destaque aparecendo como a 6ª maior do Nordeste e a 3ª de Pernambuco em volume de reservas de recursos – R$ 21 milhões – com data-base dezembro de 2008. De acordo com a publicação, o Brasil possui 1.938 regimes próprios, dos quais 1.911 (dos 5.590 existentes) pertencem aos municípios, 26 são de estados e um ao Distrito Federal.

Segundo a matéria, 1.408 regimes próprios de previdência possuem recursos para investimentos. Entre os estados, 20 têm dinheiro para investimento. Para a realização do ranking nacional, 88 entidades entre estaduais e municipais responderam ao questionário enviado pela revista. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), divulgados em março, o percentual de servidores públicos do Brasil é de 5,36% se comparado à população total, o que equivale a 10,168 milhões de servidores públicos. Os dados são referentes ao ano de 2007.

Conforme a revista, os regimes próprios de previdência têm crescido graças ao custeio baseado no sistema de capitalização. A previdência complementar, quando for aprovada pela Câmara dos Deputados, possivelmente será uma grande frente de crescimento. De acordo com o ranking nacional, o Rio de Janeiro ficou no primeiro lugar (R$ 51,186 milhões), enquanto Petrolina, que superou institutos de cidades como Guarulhos (SP) e Salvador (BA), ficou em 53º lugar.

Para o presidente da Igeprev, José Alves de Albuquerque Neto, o levantamento foi importante porque deu para avaliar o desempenho dos institutos e ao mesmo tempo perceber o crescimento dos regimes próprios. “Estamos satisfeitos também com a nossa eleição para nova diretoria da Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem)”, informa.

Petrolina possui atualmente 4.851 integrantes na Igeprev, sendo 640 na condição de aposentados e pensionistas. A entidade foi criada em 2003.

Nenhum comentário: