domingo, 19 de julho de 2009

ENEM Inscrições vão até a noite deste domingo (19)

Quem não conseguiu se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá até as 23h59 deste domingo para confirmar presença no teste nacional. O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de inscrição, que terminaria sexta (17), em virtude do grande número de acessos no último dia. Foram registradas mais de 200 mil visitas simultâneas ao site www.inep.gov.br nesta sexta, causando congestionamento na página eletrônica durante toda a tarde. Os retardatários poderão efetuar o pagamento da taxa de R$ 35 até a próxima quarta-feira, após gerarem boleto bancário. Os alunos das escolas públicas, no entanto, estão isentos do pagamento da taxa. A expectativa do MEC é agregar cerca de 6 milhões de estudantes. As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de outubro.
O fera de hotelaria Edmar de Oliveira, de 17 anos, foi um dos que deixou a inscrição para última hora. Durante toda a tarde de sexta, tentou acessar o site do Enem, sem sucesso. Com a notícia da prorrogação, decidiu efetuar a inscrição. "Esqueci a data do Enem durante as férias e só lembrei há dois dias. Agora, que o prazo foi prorrogado, não há mais desculpa. Vou aproveitar o fim de semana para garantir minha inscrição", afirmou o jovem, estudante da rede estadual de ensino.

Prouni - Este ano a nota do Enem vai substituir, de forma total ou parcial, os vestibulares das três universidades federais do estado: UFPE, UFRPE e Univasf. A UFPE usará a nota do Enem como 1ª fase de seleção. Já UFRPE e Univasf adotarão o exame como seleção única. Além das instituições locais, o teste nacional será usado como porta de entrada para outras 43 universidades do país. O Enem 2009 pode ser utilizado, ainda, como certificado de conclusão do ensino médio, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele também é imprescindível para os que quiserem concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os documentos exigidos são carteira de identidade e CPF. Após o cadastro no site, o candidato deve aguardar uma confirmação de inscrição por e-mail. A inscrição dura, em média, cinco minutos. Para confirmar a presença, o aluno precisa pagar o boleto bancário. As provas do Enem serão realizadas em dois dias, das 13h as 17h30. No primeiro, serão aplicados testes de ciências da natureza (biologia, física e química) e ciências humanas (história e geografia). No segundo dia, os alunos farão questões de matemática, linguagens e códigos (português e literatura), além de uma redação. Com novo formato, o Enem terá 180 questões de múltipla escola. Ao todo são quatro provas com 45 enunciados cada. Os resultados da prova objetiva começam a ser divulgados em dezembro. A nota final, com a correção da redação, sai em janeiro do ano que vem.


Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: