sábado, 25 de julho de 2009

João Paulo vira supersecretário


Os astros parecem ter mudado de lado e agora estão a favor do ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT). O petista foi anunciado, ontem, pelo governador Eduardo Campos (PSB), como o novo titular da Articulação Regional. Virou um dos supersecretários do Governo porque comandará o Promata e o ProRual - duas das mais importantes ações de interiorização do desenvolvimento -, além do Prometrópole - importante programa de melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda do Grande Recife. De quebra, também ganhou carta branca do governador para rodar o Interior fortalecendo seu nome para 2010. Com o gesto, Eduardo não só contempla o PT de João Paulo no primeiro escalão estadual, como sinaliza fortemente para que o ex-prefeito dispute o Senado em sua chapa.
A reforma no secretariado “eduardista” acabou beneficiando, por tabela, o clima na Prefeitura do Recife (PCR). Fritada no Governo João da Costa (PT), depois que deu uma entrevista expondo as mazelas da administração, a secretária de Gestão Estratégica, Lygia Falcão (PT), está deixando o posto para tornar-se secretária executiva de João Paulo. Na prática, Lygia vai gerenciar a pasta, deixando o ex-prefeito livre para fazer política e consolidar sua candidatura, dentro e fora do PT. A petista, inclusive, deve ser promovida ao comando da secretaria em abril do ano que vem, quando João Paulo se desincompatibilizará para disputar a eleição.
Antes do convite ao ex-prefeito, feito em maio, Eduardo consultou o presidente Lula (PT). O “sim” de João Paulo, contudo, só foi dado há cerca de dez dias. Anteontem, os dois comunicaram a decisão ao presidente. Com a mudança, o PT de João Paulo acabou com mais poder que o PT do secretário Humberto Costa (Cidades) no Governo. Além de um orçamento mais robusto, o ex-prefeito terá direito a nomear mais pessoas. A exemplo do anúncio, que aconteceu às 11h23, conforme sugeria seu mapa astral, a posse do petista está marcada para exatamente às 11h15 de segunda-feira.
“Minha preocupação não é eleição, mas garantir um trabalho, porque toda essa área cuida de melhorar a vida das pessoas. Isso tem tudo a ver com o que eu vivi nos meus oito anos de gestão no Recife”, declarou João Paulo, que disse ser o governador o responsável por conduzir o processo sucessório.
De acordo com o ex-gestor, João da Costa recebeu “bem” a notícia de que Lygia Falcão sairá da Prefeitura. Ela, entretanto, ficará no cargo até pelo menos o dia 15 de agosto. “Não sairei antes de completar a transição. Nesse período, ficarei me inteirando das atividades da Secretaria de Articulação”, destacou a petista, que deu a entender que seu substituto já foi escolhido. “Na hora certa vocês ficarão sabendo”, despistou.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: