quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dia do Homem: muitos negligenciam cuidados com a saúde


Hoje, quarta-feira, 15 de julho, é comemorado no Brasil o Dia do Homem. A data surgiu de uma proposta do ex-presidente russo Mikchail Gorbachev e foi apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A idéia era que o dia fosse festejado internacionalmente no primeiro sábado de novembro, mas cada país acabou escolhendo uma data.

Se no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a luta pela igualdade dos gêneros é lembrada, no Dia do homem o assunto é a saúde masculina. De acordo com estudos do Ministério da saúde, o homem de hoje está afastado do sistema de saúde do País e frequentemente só procura assistência médica em casos de emergência ou quando o problema já está agravado.

O Ministério da Saúde está traçando o perfil dos problemas que mais agravam a saúde do homem e os resultados das pesquisas vão apontar os caminhos para as políticas de saúde pública em Pernambuco que serão adotadas pelo Governo do Estado junto aos municípios.

Até agora, esses estudos apontam que a primeira causa de morte entre os homens brasileiros é a violência. Em segundo, estão doenças ligadas à hipertensão e, em terceiro, o câncer de próstata.


JC ONLINE

Nenhum comentário: