quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gripe A: creches e escolas sem aulas

Ministro Temporão diz que decisão compete a cada estado

Assim como em São Paulo, a rede pública do Rio também decidiu adiar a volta às aulas por causa do aumento do número de casos de gripe suína. A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde também vale para escolas particulares. As férias serão prorrogadas pelo menos por uma semana, até o dia 10 de agosto. No dia 5/8, as secretarias estaduais de Saúde e de Educação se reunirão para avaliar se há necessidade de manter o adiamento. Na rede municipal, o adiamento será de uma semana nas escolas e de duas nas creches.
Cerca de 2,2 milhões de alunos (1,5 milhão de alunos na rede estadual, 711 mil na municipal e 30 mil nas creches) de pelo menos 2.500 escolas serão atingidos. As escolas técnicas, inclusive algumas que já haviam retornado das férias, também suspenderam as aulas.
A secretária estadual de Educação, Tereza Porto, afirmou que a medida também visa a proteger as profissionais de educação gestantes. “Na rede estadual, há 100 mil funcionários e 80% deles são mulheres. Até agora, as grávidas têm se mostrado o grupo de risco mais vulnerável à gripe suína no estado”. Das cinco mortes confirmadas pela doença no Rio, três foram de gestantes.



MEDIDAS
Segundo Tereza, os professores e diretores serão orientados a adotar medidas de prevenção, como a substituição dos bebedouros elétricos por água em galão servida em copos descartáveis, manter as janelas abertas e observar mais atentamente os alunos com sintomas de gripe. Esses deverão ser encaminhados de volta para casa ou, nos casos de maior gravidade dos sintomas, a um médico.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: