quarta-feira, 29 de julho de 2009

Diretoria de Cultura realiza evento para divulgação do edital de Microprojetos

A Prefeitura de Petrolina, através da Diretoria de Cultura, vai realizar nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções (auditório Florêncio de Barros), das 14 às 17 horas, um evento explicativo sobre o edital de Microprojetos de Cultura. A iniciativa é do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil/BNB, por meio do Instituto Nordeste Cidadania – INEC e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco/Fundarpe.
De acordo com o edital, serão concedidos prêmios de até 30 salários para pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam todo e qualquer projeto cultural, nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. De acordo com a diretora de Cultura da Prefeitura de Petrolina, Roberta Duarte, para participar do evento (de hoje) não precisa se inscrever, basta comparecer e adquirir informações para elaborar um projeto que ajude a desenvolver a cultura local. “Os projetos financiados deverão ter jovens entre 17 e 29 anos como protagonistas ou beneficiários sediados em cidades do semiárido nordestino. Dois representantes da Fundarpe vão na ocasião explicar tudo sobre o edital ”, adianta.
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até o dia 21 de agosto, conforme publicação no Diário Oficial da União e do Estado. São realizadas mediante entrega na sede da Fundarpe - Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife – PE/CEP: 50.050-000 - de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h.
O edital de Microprojetos de Cultura tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais, provendo à diversidade. Os projetos serão avaliados pelas Comissões de Seleção, tendo como critérios básicos o desenvolvimento de práticas e ações artísticas e educacionais voltadas para jovens de 17 a 29 anos; valorização das experiências culturais locais, viabilidade de execução financeira e a originalidade artística.
O resultado final, com a classificação de todos os candidatos contemplados por município, será publicado 30 dias após o fim das inscrições no Diário Oficial da União e do Estado, divulgado nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), da Funarte (www.funarte.gov.br), do BNB (www.bnb.gov.br), do INEC (www.inec.org.br), do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), na página eletrônica da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br) e disponibilizado para divulgação em jornais de grande circulação, na rede virtual dos Pontos de Cultura e nas prefeituras municipais.

Nenhum comentário: