terça-feira, 28 de julho de 2009

Feira de Tecnologia da III Expocapri traz novas alternativas para agricultores familiares


Uma das principais atrações para os agricultores familiares da III Expocapri – Exposição e Feira Especializada de Caprinos e Ovinos, que será realizada em Salgueiro entre os dias 30 de julho e 02 de agosto no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, é a Feira de Tecnologias para o Semiárido. Nesse evento, que acontece das 08h às 18h nos dias 31/07 e 01/08, as ONGs Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e Embrapa Semiárido mostrarão as últimas alternativas de baixo custo para agregação em propriedades familiares ligadas não apenas à caprinovinocultura, mas a todos os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região.

A intenção, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro e coordenador do evento, Nilton Cavalcanti, é profissionalizar o pequeno produtor para desenvolver o setor da agricultura familiar do Sertão Central de Pernambuco. “Em boa parte dos casos, a produção dessas pessoas fica para o consumo próprio e é feita de uma forma que degrada a natureza, tornando impossível a competitividade na hora da venda. Queremos criar oportunidades para que o agricultor aumente seu nível de conhecimento e substitua técnicas ultrapassadas - que herdaram de seus pais e avós e continuam reproduzindo - em busca de uma sustentabilidade financeira e ambiental. Para tanto, organizamos palestras, demonstrações técnicas e a Feira de Tecnologia para o Semiárido visando a capacitação de cerca de 500 produtores que estamos aguardando”, explicou.

A Embrapa Semiárido trará informações sobre culturas resistentes ao tempo seco, como melancia forrageira, feijão guandu, leucena, gliricidia, maniçoba e outros; manejo de caprinos e ovinos e formas de armazenagem de forragem, como silagem e fenação. Segundo o pesquisador da Embrapa, Daniel Maia, um dos maiores problemas da caprinovinocultura familiar no sertão pernambucano é a falta de informação sobre como cultivar e armazenar comida. “Na maioria dos casos, a criação é extensiva e não é feito um estoque para épocas de seca”, disse.

Já a Serta, de Ibimirim/PE, terá disponível em seu estande além de material gráfico explicativo e cartilhas para venda, as seguintes tecnologias: Uma máquina de fazer tela com 3 metros de comprimento por 1 de altura; um galinheiro móvel de 1,5 de comprimento por 60 de altura; um protetor de arvore de 1 metro por 40 de largura; uma maquina de fazer fitilho de feita a partir de garrafas pet; um trapézio / curva de nível 1/5, uma bomba rosário, acoplada a um tambor de plástico de 200 lts; uma bomba macate, acoplada a um balde; uma horta pavio em um cavalete de 1 m de comprimento

A ONG CAATINGA, de Ouricuri/PE, disponibilizará publicações, DVDs, banners referentes às tecnologias de convivência com o semiárido desenvolvidas pela instituição; alguns produtos da agricultura familiar e demonstrações do artesanato produzido pelos jovens do projeto Ybyrah Brasil. O Cecor, de Serra Talhada/PE, abordará a questão da agroindústria, ensinando como agregar valor a produtos da caprinovinocultura e apicultura (ex: linguiça de bode e mel de abelha). Além disso, mostrará os benefícios de se ter uma cerca elétrica para criação de caprinos e ovinos, pistolas de vacinação; ensinará a construir cisternas e disponibilizará vídeos de criação e manejo de caprinos e ovinos. Diretamente de Juazeiro/BA, a Irpaa fará exposição de técnicas de convivência com o semiárido: tecnologias de manejo da água, beneficiamento de frutas e alimentos de caprinos e ovinos.

Durante a III Expocapri, estima-se que haja uma comercialização de animais e produtos da ordem de R$ 500 mil. São ainda atrações do evento, uma feira de produtos e serviços; demonstrações técnicas voltadas para a produção no semiárido e inseminação artificial em cabras; cursos e palestras sobre manejo e fitoterapia aplicada à caprinovinocultura, além de três concursos: leiteiro, de peso e julgamento de raças caprinas e ovinas. O público esperado é de cerca de 10 mil pessoas, além dos cerca de 250 expositores, 1.600 animais e de aproximadamente 15 empresas fornecedoras de equipamentos, insumos técnicos e serviços para a atividade agropecuária.

A III Expocapri é uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o Governo do Estado-PE, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Sebrae, Embrapa Semi-Árido, Cesmape, Faepe e Fachusc.

Nenhum comentário: