quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sebrae promove encontro de Gestores de Fruticultura do Nordeste durante a Fenagri


Promover a troca de boas práticas e experiências da fruticultura no Nordeste com foco no mercado e apresentar ferramentas de tecnologia e educação para atingir metas. Este é o objetivo do 1º Encontro de Gestores de Fruticultura da Região Nordeste do Sebrae, que começou dia (15) e vai até sexta-feira, no Campus III da Universidade Estadual da Bahia, durante a 20ª Feira da Agricultura Irrigada – Fenagri.

O Encontro contou com a participação de gestores de fruticultura de nove estados nordestinos, da coordenadora da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócios do Sebrae Nacional, Léa Maria Lagares, e do Superintendente do Sebrae em Pernambuco, Nilo Simões. No primeiro momento, cada gestor apresentou, durante 10 minutos, os seus projetos na área de fruticultura. Já nesta quinta, eles participam juntamente à comitiva de produtores das respectivas regiões, de eventos isolados da Fenagri como visitas técnicas, mesas-redondas e oficinas relacionadas às suas áreas de atuação.

Na sexta-feira (17), haverá uma palestra na qual serão apresentadas soluções de tecnologia e mercado, além de elaborado e validiado um documento que minucia a situação e as necessidades da fruticultura nordestina. “É em momentos como esses que as experiências, por menores que sejam, são depuradas; em que são averiguadas as necessidades comuns e pontuadas as melhores formas de enfrentar problemas. Os gestores podem chegar a um consenso e levar para o encontro nacional uma noção mais abrangente do setor em que atuam, fortalecendo a atividade como um todo”, explicou Nilo Simões, que aproveitou para anunciar que a partir de agosto, essas reuniões, entre gestores do estado de Pernambuco serão mensais. “Queremos saber quais são as principais dificuldades encontradas na concretização dos projetos”, revelou.

Para a coordenadora da Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco, Maria Cândida Moreira, a comunicação passará a ficar ainda mais facilitada com esses encontros. ”Apesar do constante contato via e-mail, o fato de não nos conhecermos pessoalmente atrapalhava bastante o compartilhamento de informações, a sugestão de medidas para outras unidades. Creio que essa iniciativa será bastante positiva”, afirmou.

Outra ação inovadora do Sebrae Pernambuco é a criação do Comitê Gestor para a Copa do Mundo do Futebol de 2014, que será no Brasil. “Em breve estaremos seguindo para a África do Sul para verificar as iniciativas de valorização da produção interna e copiar o que vem dando certo”, anunciou Nilo Simões.

Segundo Léa Lagares, a fruticultura é responsável por 67 dos projetos de agronegócio do Sebrae Nacional. “É atualmente uma das carteiras mais fortes do setor de agronegócios. Estamos com recursos na ordem de 60 mil reais a serem investidos em cerca de 30 frutas, portanto precisamos conhecer a realidade e as necessidades de cada cultura”, endossou. Léa afirma ainda que alguns dos pontos a serem revistos são: a forma de oferecimento dos produtos ao exterior, as políticas de comercialização no mercado interno e a comunhão com outros setores, a exemplo do turismo. “Ao agregar a fruticultura à gastronomia, por exemplo, ganha-se muito mais”, enfatizou.

Léa adicionou que a próxima Revista Conhecer Sebrae será apenas sobre fruticultura. “Queremos a contribuição de todas as unidades de negócio para que possamos destacar projetos que vêm apresentando bons resultados e formular um banco de dados na internet, onde o pequeno produtor poderá buscar informações mais facilmente”.

Nenhum comentário: