sexta-feira, 3 de julho de 2009

Petrolina registra redução de violência


A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes e as policias militar e civil, em coletiva com a imprensa regional, nesta sexta-feira (03), apresentaram o balanço da segurança em Petrolina comparando o primeiro semestre de 2008 ao mesmo período de 2009 e as ações preventivas contra a violência no município que resultaram numa queda de 35,5% de Crimes Violentos Letais Intencionais –(CVLI). Outros resultados favoráveis entre os dois períodos foram às reduções de estupros (14,3%), prisões por mandado (42,4%), flagrantes por tráfico( 150%), porte ilegal de arma de fogo(4,3%), prisões em flagrante(14,1%), inquéritos concluídos e remetidos à justiça(314,3%) e de veículos roubados, furtados e recuperados(28,5%).

Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel José Carlos Pereira, prestar conta a sociedade sobre a situação de segurança no município é um obrigação de todo gestor público, além de demonstrar a grande interação entre as esferas governamentais (União, Estado e Município), através dos seus órgãos cooperativos (Policias civil, militar e Rodoviária Federal) que vêm trabalhando sistematicamente com foco na redução e prevenção da violência em Petrolina.

“Em nossas ações, procuramos despertar na comunidade, a responsabilidade de contribuir com a melhoria das condições de segurança pública que, constitucionalmente é dever do estado, mas de responsabilidade de todos. Tudo isso, culminou numa redução importante para a sociedade”, afirmou José Carlos.

Ainda segundo informações da Gerência de Análise Criminais e Estatísticos (CDCE), o único número que aumentou foi o da violência contra a mulher (42,4%). O secretário de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes, Murilo Cavalcante, associou este aumento ao fato que as vítimas estão denunciando com maior frequência. “ As grandes campanhas na mídia, orientando as mulheres sobre seus direitos, também ajudam para a conscientizando da importância de denunciar os agressores. Outro incentivo foi a criação da delegacia da mulher, local onde as mesmas são assistidas com responsabilidade e segurança”, explicou.

“A Gestão As Pessoas em Primeiro Lugar está empenhada em três assuntos que não podem ser politizados: saúde, educação e segurança, esclareceu o prefeito Julio Lóssio. “Precisamos passar para a sociedade um sentimento de segurança. Petrolina ficou marcada como a cidade do polígono da maconha, mas isso já está mudando, graças ao trabalho sério que está sendo desenvolvido. Vamos criar para o município uma lei mais rígida no combate ao consumo de álcool em bares e estabelecimentos. O consumo do álcool traz danos que produz vítimas e mau exemplo familiar, por isso, vamos apresentar essa proposta na Câmara de Vereadores”, acrescentou.

Após a apresentação do balanço, o Secretário Murilo Calvanti assegurou a imprensa de que, os resultados registrados em todos os semestres, durante a atual gestão, serão apresentados à comunidade, seja ele, positivo ou negativo. “Nossa preocupação primeira é de salvar vidas. Fizemos um balanço positivo com a redução dos números e também pela resposta do povo de Petrolina, que cada vez mais entende que o problema da violência não é unicamente da policia e sim da sociedade com um todo”. O desempenho em combate a violência no município é fruto de uma parceria entre: Policia de Petrolina, Ministério Público, saúde, comunidade, judiciário, prefeito de Petrolina, corpo de bombeiro, igrejas, educação, conselho tutelar, legislativo, polícia Militar da Bahia, EPTTC, imprensa, empresários, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Sociedade Civil.

Nenhum comentário: