Na manhã de segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina abriu oficialmente o segundo semestre do ano letivo 2009, da rede municipal de ensino com a palestra “Todos podem aprender: as contribuições da neurociência para o ensino na escola”, proferida pela neurocientista, Elvira Souza Lima. O evento realizado no Centro de Convenções reuniu pela manhã, professores, coordenadores e gestores das escolas da zona rural. Durante a tarde, foi à vez dos professores da zona urbana.
Durante a cerimônia, a secretária adjunta de Educação, Célia Regina Gonçalves, além de apresentar aos educadores o orgonograma da macroestrutura da SMEP, fez também uma retrospectiva das grandes ações promovidas durante o primeiro semestre e divulgou o programa de ações a ser realizado nos próximos meses. Para Célia, é necessário proporcionar um momento de interação, troca de energia entre as pessoas responsáveis pela educação no município, antes do início das aulas, que começam na próxima quarta-feira (08). “Podemos chamar esse encontro de socialização, onde acontece um alinhamento crescente de todos”, explicou.
No final da palestra, a pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música, Elvira Souza, também abordou os assuntos: “Porque os alunos estão tendo uma performance insatisfatória?”, “Porque mesmo com o esforço das gestões escolares e dos professores os alunos não aprendem?” e “Porque os alunos lêem e não compreendem o que está escrito?”.
Satisfeito em participar da solenidade, o vice-prefeito Domingos Sávio, lembrou que esteve presente na abertura do primeiro semestre. “Esse momento é muito especial para todos. O destino permitiu que eu estivesse presente no início das aulas do primeiro semestre, e hoje (06), estou eu, novamente recepcionando vocês (professores). Talvez seja para lembrar mais ainda da educação do nosso município. Esse desafio não é só da secretaria é de todos, passando pelo prefeito à merendeira. Queremos que a educação de Petrolina sirva de referência para o Brasil”,concluiu.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Petrolina dispõe de 89 escolas (27 zona urbana e 62 zona rural), 25 Centros de Educação Infantil (15 na zona urbana e 10 zona rural), 1.703 professores e de 36.544 alunos. Os programas implantados nas escolas são: Brasil Alfabetizado/EJA (Educação de Jovens e Adultos), PE Escolarização/EJA, Segundo Tempo (contraturno), Alfa e Beto (1º e 2º anos), Se Liga e Acelera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário