Secretária de Saúde Kátia Simoni e Anderson Armstrong Diretor Técnico do Traumas
A Prefeitura Municipal de Petrolina já conta com uma nova secretária de saúde. Tomou posse nesta quinta feira (01), Kátia Simoni Bezerra Lima. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que empossou também o Diretor Técnico do Hospital de Traumas, Anderson da Costa Armstrong, o diretor administrativo Lúcio Guilherme Leal e oficializou a parceria entre a prefeitura e a Univasf na gestão do Hospital de Traumas, através da assinatura de um convênio.
Kátia Simoni é graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pós-graduada em saúde pública, gestão de serviços e sistemas de saúde, auditora em sistemas de saúde e terapia intensiva. O Secretário Patrício Valgueiro, que havia assumido interinamente a pasta da saúde, destacou que a nova secretária conhece bem o Sistema Único de Saúde – SUS, condição favorável no serviço de saúde pública que se alinha perfeitamente com o perfil estabelecido pelo prefeito Julio Lóssio para o cargo.
O reitor da Universidade do Vale do São Francisco – Univasf, José Weber Macedo, ressaltou que está consciente sobre a grande responsabilidade do gerenciamento das políticas de saúde em Petrolina tanto para a prefeitura, como para a instituição que dirige. Para Weber, a tarefa exige esforço de todos que participam do desafio de dividir responsabilidades. “Precisamos acertar.”, afirmou. Weber desejou sucesso para a nova secretária de saúde e reafirmou o desejo de fortalecer a parceria entre a Univasf e a Prefeitura Municipal.
De acordo com Kátia Simoni, as diretrizes de sua gestão são: o fortalecimento da atenção básica de saúde, facilitando o acesso à população, qualificação profissional, a motivação e o estimulo as parcerias. A secretária reconheceu as dificuldades no setor de saúde pública que segundo ela, não são apenas de Petrolina, mas do Brasil, como falta de recursos financeiros, de equipamentos e de recursos humanos. “Petrolina é a sede de uma macroregião que compreende o atendimento a 27 municípios pactuados que exige um compromisso de assistência à saúde e qualificação. Não é fácil, mas acreditamos que é possível melhorar”, enfatizou. Anderson Costa afirmou que as diretrizes do Hospital de Traumas estarão voltadas para o ensino, têm compromisso com o papel social e com a assistência de qualidade e deverá atuar integrado com o sistema de saúde.
O prefeito Julio Lóssio deu as boas vindas à nova secretária, reafirmando a confiança na gestão, mas, reconhecendo que a tarefa dela não será fácil, tendo em vista as muitas demandas que terá que enfrentar à frente da secretaria de saúde do município. “Agora você vai ficar mais conhecida e quero que Petrolina nunca te esqueça Kátia, mas pelos bons resultados na saúde”, ressaltou.
Se reportando ao Hospital Dom Malan, o prefeito explicou que está fora de cogitação entregar a unidade de saúde ao estado. O gestor municipal enfatizou que essa não é a melhor solução. Para Lóssio o ato seria uma irresponsabilidade, tendo em vista que os hospitais, geridos pelo estado estão longe da excelência. “Essa não é uma crítica ao governador, mas aos governos”, afirmou.
Lóssio disse ainda, que é necessário compartilhar responsabilidades e citou a parceria com a Univasf no processo de gestão do Hospital de Traumas como um bom exemplo de cooperação. “A universidade do Vale do São Francisco será reconhecida no futuro como a maior conquista da região”. “Os canais de irrigação são muito importantes para o desenvolvimento, mas eles são perecíveis, já o conhecimento é de fato, o único caminho para a liberdade”, assegurou.
Fotos:Josélia Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário