Nessa última semana, já em 2009, as mesmas legendas voltaram a viver momentos de estranhamento, semelhantes aos dos tempos iniciais da acomodação da aliança da extinta União por Pernambuco (PMDB, PPS, PSDB, DEM). Na troca de farpas, via Imprensa, o cacique do DEM, deputado federal José Mendonça, acusou Sérgio Guerra de querer exercer hegemonia na reedição da União e de pregar a “desunião”. Passados alguns dias, as lideranças aliancistas adotaram uma palavra de ordem: “o episódio está superado”. Ao traçar o paralelo histórico, André frisa que os ruídos na política repetem-se, não se configurando, necessariamente, em fator desagregador.
Minimizando as possíveis sequelas do incêndio recém-apagado, André lembra que atritos similares em 1999 - também envolvendo medição de forças -, foram tão contornáveis, que em 2000, o então novato Guerra já apareceria como candidato a vice na chapa do pefelista Roberto Magalhães na disputa pela Prefeitura do Recife. E em 2002 se elegeria senador dividindo os votos da ala governista com o também eleito senador Marco Maciel (então PFL).
“Hoje temos menos conflitos que naquela época, quando 80% do lado de Guerra eram lideranças que, nos municípios, tinham posição antagônica ao PFL e ao PMDB” realça André . E continua: “E mesmo assim, conseguimos, naquela eleição, com trabalho de disciplina fazer com que Maciel e Sérgio Guerra se elegessem senadores com votação simétrica, o que prova que o trabalho de casar os votos, mesmo com rivalidade das bases, funcionou”.
Recentemente, registrou-se um movimento migratório inverso. Lideranças do DEM e do PSDB, dirigindo-se para o PSB - atualmente no poder pelas mãos do governador Eduardo Campos, neto de Arraes. Entre os que fizeram a travessia, estão os deputados ex-democratas Sebastião Rufino e Ciro Coelho. Antes de rumarem para as bases governistas, no entanto, teriam flertado com os tucanos, o que, segundo informações de bastidores, somaria para estourar um foco de desarmonia entre democratas e os aliados.
Foto:Josélia Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário