segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Começa a Campanha de Hanseníase em Petrolina







Uma palestra com a médica Tânia Moreno, marcou oficialmente hoje (19) a abertura da Campanha de Hanseníase no Município de Petrolina. A palestra foi proferida no Centro de Convenções de Petrolina e contou com a participação de profissionais da área de saúde e representações comunitárias. Lúcia Possídio falou sobre “O Perfil da Hanseníase no Município”. A programação prossegue com várias atividades nas feiras livres, na Praça Dom Malan e nas unidades de saúde da cidade. Nestes locais serão montados estandes para a realização de exames e feita panfletagem.

Na Praça Dom Malan, as unidades de saúde e as escolas também serão focos da campanha. No dia 21, das 8 às 12 horas, os técnicos terão estandes para a realização de exames na Praça Dom Malan, bem como, distribuindo panfletos sobre a doença e formas de prevenção. No período de 20 a 23 palestras educativas serão realizadas nas unidades de saúde e escolas municipais.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Petrolina, Francisco Freitas, em 2007 Petrolina registrou 273 casos e em 2008 foram 262 casos. A Hanseníase é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos.

Conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio, porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente.

Nenhum comentário: