Nesta segunda feira (26), uma equipe da Prefeitura Municipal, composta de membros da Defesa Civil e de um representante Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST está visitando os bairros em Petrolina para averiguar a situação de infraestrutura e das famílias, após a chuva de ontem à noite e na madrugada de hoje.
A primeira visita foi na Ocupação do Cacheado onde a equipe identificou pontos críticos e iniciou as ações de assistência às famílias. As outras comunidades a serem visitadas são: Ocupação do Pedro Raimundo Vale do Grande Rio, Jardim Petrópolis, Dom Avelar, Henrique Leite, Vila Vitória e Cosme e Damião.
De acordo com Jenivaldo Santos, Coordenador Adjunto da Defesa Civil, a prefeitura já dispõe de um plano preventivo que foi feito através de um mapeamento das áreas de risco. “São locais onde há riscos de desabamentos. Nessa situação tomamos as medidas cabíveis para evitar acidentes, uma delas é remover as famílias para locais seguros”, afirmou.
De acordo com Santos a situação em Petrolina ainda não pode ser considerada de calamidade, mas exige a atenção da equipe, já que há uma previsão de chuvas até o dia quatro de novembro. O plano de prevenção inclui o cadastramento de galpões com razoável estrutura para abrigar as pessoas de forma mais digna em caso de necessidade, a instalação das famílias atingidas em locais seguros e mais próximos de suas residências, como centros comunitários, evitando roubos das residências, levantamento do número de casas danificadas e a situação geral de cada uma, aquisição de lonas para situações emergenciais. O plano também prevê o apoio da assistência social através da SEDEST que trata de outras questões relacionadas à alimentação e saúde e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
A Prefeitura disponibilizou dois números de telefones em casos de emergência para que a população possa acionar a Defesa Civil. São o 3862 - 9164 e o 3862-
Nenhum comentário:
Postar um comentário