Os funcionários públicos lotaram as dependências do clube Sindsemp em Petrolina, para as comemorações do dia do servidor, ocorrido no dia 28 de outubro e comemorado no dia
Logo pela manhã um torneio de futebol reuniu os servidores em volta de um dos campos de futebol do clube. Uma outra parte do grupo se concentrava na área da piscina. A primeira banda a se apresentar foi a “Sintonia’, com um repertório de forró estilizado e axé”. No palco da área de “dancing” a banda Tico Mariano trazia um repertório eclético de músicas da MPB e pop rock. Entre um palco e outro, palhaços “faziam a sua festa particular” com brincadeiras, atividades lúdicas, distribuição de brindes e sorteios com os servidores.
Para o funcionário público João Bosco Torres com mais de 20 anos na prefeitura, a festa do servidor, além de lazer, quebra a rotina do trabalho e aproxima mais as pessoas. “Queria que esses encontros acontecessem com maior frequência”. Sugiro até que seja criado um festival de música do servidor. “Temos muitos talentos e seria uma oportunidade de mostrá-los para a comunidade, revela”.
De acordo com a Presidente do Sindsemp, Wildes Marilea, a festa do servidor é uma oportunidade importante para se promover a integração, a socialização e o entretenimento entre os funcionários públicos do município. “É uma chance de nos confraternizarmos, mas também de reflexão sobre o nosso papel social, sobre as nossas lutas e reivindicações”. Recentemente conquistamos um reajuste de 12% do salário base, graças a esse esforço de maior valorização do servidor público em Petrolina”, disse. A dirigente sindical anunciou a inauguração da página do SINDSEMP na internet (wwwsindsemp.com).
Para o servidor, Jailson Santos a festa dá uma oportunidade para que as pessoas que ocupam cargos e funções diferentes nas respectivas secretarias possam.
interagir. “Essa é a data em que os servidores mais se conhecem. Na minha opinião, encontros como esse deveriam acontecer no mínimo duas vezes ao ano”, revelou.
O Secretário de Administração Emanuel Ferro, enfatizou a parceria entre o governo municipal e o SINDSEMP na realização do evento. “A festa motiva, fortalece o espírito do servidor público, aproxima as pessoas. Também facilita para que possamos construir uma relação que aproxima a gestão municipal do movimento sindical e a partir disso uma compreensão melhor das reivindicações e das responsabilidades de cada uma das partes”, assegurou.
O prefeito Julio Lóssio (PMDB), ressaltou que o exercício da democracia é uma forma de se estabelecer parcerias de sucesso e acredita que com o SINDSEMP não será diferente. Para o prefeito é possível discutir e buscar soluções que contribuam com a melhoria das condições de trabalho e de vida do servidor municipal. “Somos pouco mais de seis mil servidores para servir a 300 mil pessoas. Eu não sou eu estou servidor e tenho consciência de que preciso fazer a minha parte”, disse.
O gestor municipal ressaltou a necessidade de um recadastramento na prefeitura. Segundo ele, primeiro é preciso recadastrar para saber a quantidade e o que faz cada servidor público. De acordo com Lóssio ainda há tempo para trabalhar mais por novas conquistas. “Estamos apenas no primeiro quarto de tempo. Temos dificuldades em termos de infraestrutura, na educação, mas estamos determinados a superar os obstáculos. Um exemplo dessas novas ações é fazer a migração das contas do servidor do atual banco privado para uma instituição pública. Estamos trabalhando para que os funcionários tenham suas contas num banco público que pode ser a Caixa econômica Federal ou o Banco do Brasil, evitando de pagar taxas mais altas”, afirmou.
Lóssio também falou sobre a política salarial de sua gestão para a categoria. “Temos nos esforçado para manter os salários em dia e reajustá-lo de acordo com as nossas condições”. O prefeito anunciou que os funcionários públicos terão uma escola em Petrolina. “Estamos criando a Escola Municipal do Servidor que é um benefício inédito na nossa comunidade. Enfim, queremos servir melhor as pessoas que esperam muito de vocês e do prefeito. Amanhã será melhor que hoje”, finalizou.
O quadro funcional da Prefeitura de Petrolina está assim constituído: 3.978 servidores efetivos, 1420 contratados, 222 comissionados, 502 aposentados e 149 pensionistas.
O 28 de outubro, “dia do funcionário público”, foi instituída no Governo do Presidente Getúlio Vargas, através da criação do conselho Federal do servidor Público Civil em 1937. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no Decreto número 1713 de 28 de outubro de 1939. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos de governo que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação como justiça, saúde, segurança, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário