sábado, 31 de outubro de 2009

Júlio Lóssio apresenta projeto ao governo federal de ampliação no sistema de irrigação

Júlio Lóssio

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), esteve em Brasília recentemente para apresentar um projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando a sua intervenção para que autorize o Ministério da Integração Nacional a tomar providências cabíveis para a implantação do projeto Canal do Sertão Pernambucano através da Codevasf.

Segundo o prefeito, “o projeto tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico e social da região Oeste do Estado, tendo como vetor a disponibilização da água do rio São Francisco para múltiplos usos - dentre eles o abastecimento humano, dessedentação animal, agricultura de sequeiro sustentável, pecuária moderna, psicultura, agroindústria, mineração, turismo e, especialmente, a agricultura irrigada”, destaca. Para Lóssio, de acordo com o mapeamento detalhado de solos, a implantação do projeto irá viabilizar a irrigação de cerca de 200 mil hectares, num prazo de 10 a 15 anos. “O objetivo é gerar uma renda de aproximadamente R$ 2 milhões por ano e cerca de 600 mil empregos”, analisa.

Mapa do projeto

Os municípios inseridos no projeto são: Casa Nova (BA), Petrolina, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita (PE). Nele ainda consta o estatuto de viabilidade técnica e econômica dos 557 quilômetros do canal, projeto básico dos primeiros 50 quilômetros e da estação de bombeamento principal. Isso permite a licitação da obra a qual, ainda não foi realizada pela Codevasf em razão da indisponibilidade de limites orçamentários e financeiros.

Para o prefeito, “o projeto se desenvolve no próprio rio São Francisco, e que pela sua expressiva viabilidade técnica, econômica e social deveria ser razão suficiente para o Governo Federal dar prioridade à implantação da obra. Mas não é o que está acontecendo, uma vez que ela não consta do PPA 2208/2011, apesar de ter sido contemplada no PPA 2004/2007 e tampouco do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC)”, ressalta.

Lóssio conclui destacando que a agricultura irrigada “tem sido responsável pela dinamização econômica do pólo Petrolina/Juazeiro. O que acontece na região mostra o acerto do Governo Federal em investir na implantação dos projetos de irrigação no Vale do São Francisco. Por que não expandir a área irrigada para outras regiões da Vale e disseminar o bem-estar para a maioria de sua população?”. ( Jornal Ação Popular On Line)

Nenhum comentário: