terça-feira, 13 de outubro de 2009

Prefeito Julio Lóssio cumpre audiência com Secretário de Turismo de Pernambuco.


Uma das maiores referências de Petrolina hoje no aspecto econômico é a agricultura irrigada. A estrutura que começou a ser montada em meados da década de 60 e estabilizada nos anos 90 possibilitaram o desenvolvimento do agronegócio e do potencial econômico da região do Vale do São Francico que responde por mais de 90% da produção de manga e uva do país. Mas, hoje um dos assuntos mais discutidos nos encontros realizados na cidade é a necessidade de diversificação da economia para gerar mais emprego e renda e incrementar o desenvolvimento. O turismo é uma dessas alternativas.

O setor que mais vem crescendo nesse processo de diversificação é o da prestação de serviços que já responde por metade do Produto Interno Bruto - PIB do município. Dentro das perspectivas futuras, um dos setores que apresentam um potencial considerável de crescimento econômico é o de turismo e esse foi o tema principal de uma reunião hoje(13) em Recife do prefeito Julio Lóssio(PMDB) com o Secretário Estadual de Turismo, Silvio Costa para discutir as potencialidades do turismo no município, perspectivas e viabilidade de investimentos.

Uma das idéias de Lóssio no fomento ao turismo é a criação da "Ilha do Vinho", aproveitando o potencial histórico, cultural e as belezas naturais da Ilha do Massangano, fortalecendo sua capacidade de atratividade, que já conta com o "Samba de Velho", como um referencial importante e conhecido em Pernambuco e pelas instituições e órgãos que lidam com questões culturais no Brasil.

O projeto da Ilha do Vinho quer levar em consideração as políticas públicas que possam melhorar as condições de vida dos ilhéus, desde a assistência à saúde, como a oferta de emprego e renda, transporte e moradia. Outras alternativas para o turismo local que já vinham sendo discutidas pelos gestores nas reuniões da Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE, estão sendo apresentadas na pauta de reunião com o secretário.

O potencial turístico de Petrolina apresenta o Rio São Francisco como principal ponto de partida, com suas belas ilhas e clima quente na maior parte do ano, a viabilidade para os esportes náuticos, os passeios nas embarcações, os parreirais e vinícolas nos municípios circunvizinhos, a variedade de vinhos finos e espumantes produzidos na região, a diversificada culinária regional com pratos típicos à base de carne de bode, servidos no Bodódromo, um dos maiores complexos gastronômicos do Nordeste, pratos à base de peixe, servidos nas ilhas fluviais e restaurantes da cidade.

As sobremesas requintadas aproveitando as frutas produzidas no município, a Catedral de Petrolina com o seu estilo arquitetônico Neo-gótico, a sublimidade da Igreja Matriz, o acervo do Museu do Sertão, contando a história do vaqueiro, seus costumes e de personalidades como o primeiro bispo de Petrolina Dom Malan, do líder político, Clementino Coelho. Do memorial de Nilo Coelho. Na área cultural o ateliê de Ana das Carrancas, a pintura e a escultura de Celestino Gomes, a música de Geraldo Azevedo e Maciel Mello, a literatura de Antonio Padilha, a singularidade arquitetônica da Petrolina Antiga com seus velhos casarões. A Feira da Agricultura Irrigada - FENAGRI e o turismo de negócios com os congressos, workshops e seminários.

O potencial turístico de Petrolina ainda não foi explorado de forma organizada e com uma visão que agregue valor á economia, beneficiando a rede hoteleira, restaurantes, empresas de transportes, taxistas, comércio e comunicação e na ponta as atividades informais. Petrolina já conta com uma infraestrutura urbana com aeroporto, sistema de comunicação, bancário e shopping center que dão o suporte para o desenvolvimento de atividades ligadas diretamente à economia. Essa é uma das preocupações do prefeito Julio Lóssio, dentro da política de diversificação econômica e da geração de emprego e renda apresentada ao secretário Silvio Costa.

Nenhum comentário: