quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lula se divide entre Ciro e Dilma


COMITIVA presidencial visitou obras e trabalhadores do turno da noite
Presidente dormiu em acampamento do canteiro de obras da Transposição

CUSTÓDIA - Ladeado pelos pré-candidatos à Presidência da Republica, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP), o presidente Luiz Inacio Lula da Silva aportou às 21h de ontem - a chegada era prevista para as 19h - em Pernambuco, num trecho entre Custodia e Sertânia. Depois de uma verdadeira maratona envolvendo as obras da transposição do rio São Francisco, incluindo os estados de Minas Gerais e Bahia, Lula cumprimentou uma fila de operários do turno da noite e assistiu ao funcionamento da perfuratriz. Ele dormiu no acampamento do canteiro de obras. Também acompanharam a visita o governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB).

Durante a visita da comitiva, Lula se dividiu entre os já habituais “afagos” a sua declarada candidata à presidência da República e momentos quase particulares com Ciro Gomes (PSB). Na ocasião, apenas o socialista manteve conversas em separado com Lula.

Comportamento que reforçou a declaração dada mais cedo pelo petista de que tanto Dilma quanto Ciro têm vocação para cantores solos, numa clara negativa à possibilidade de uma chapa que inclua os dois, com um deles como candidato a vice, em 2010.

Nesse clima de “solista”, Ciro procurou mostrar mais desenvoltura, se desprendendo, em vários momentos, dos demais integrantes da comissão para conversar sozinho com os engenheiros responsáveis pela obra. O socialista, inclusive, parecia mais à vontade do que a sua “concorrente” pela bênção de Lula. O presidenciável distribuiu sorrisos durante toda a estadia do grupo no canteiro de obras.

Ao ser questionado se a fala do presidente sobre a vocação para solo seria uma indicação positiva a sua candidatura, Ciro Gomes sorriu e disse que não conseguia ouvir direito por conta do barulho das máquinas e da distância da Imprensa, que não pode entrar na área visitada.

Já a ministra Dilma manteve sua postura de mais contida, acompanhando sempre de perto todos os passos do presidente Lula.

O presidente Lula, que preferiu não falar com a Imprensa na ocasião, passou boa parte dos seus pouco mais de 30 minutos de visita mostrando para os membros de sua comitiva o tamanho do trabalho realizado pelos operários, com os quais fez questão de cumprimentar e posar para fotos.

SALGUEIRO

Último município do Estado no roteiro da comitiva presidencial durante as vistorias das obras da Transposição, Salgueiro deve receber reforço policial antes da chegada do presidente Lula, na sexta-feira. Isto porque, na madrugada de ontem, um grupo de cinco homens armados sequestrou o capitão do 8º Batalhão de Polícia Militar, após invadir sua casa, fazendo sua filha e esposa de reféns, e seguiu para roubar cerca de 50 armas da polícia. Contudo, apesar do ocorrido, o clima no município segue tranquilo

Nenhum comentário: