terça-feira, 27 de outubro de 2009

Governo anuncia nova data para o carnaval de Juazeiro


Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e o secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer Pedro Alcântara Filho, acompanhados dos representantes da Associação de Blocos e do empresário juazeirense Jesus Sangalo, concederam entrevista coletiva anunciando a nova data do carnaval da cidade, que será realizado entre os dias 27 e 30 de maio de 2010. Também foi apresentado um projeto de desenvolvimento para a cultura e o turismo para o município com o nome de “O som do Juazeiro”, que atingirá toda a região do Vale do São Francisco.
O prefeito Isaac Carvalho relembrou quando foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ – e que naquele tempo já havia uma preocupação com esta data da festa momesca, pois não trazia lucros para o município. Reiterou o sucesso que foi o Pré-carnaval de Juazeiro de 2009, mas que ficou uma infinidade de dívidas para blocos, Poder Público e comerciantes. Após as argumentações, Carvalho anunciou a nova data para a festa de momo, e destacou que foi uma decisão democrática, discutida com Associação de Blocos, e articulada com a apresentação do projeto proposto por Jesus Sangalo.

Temos que agregar valor a nossa festa e não aumentar os gastos. O carnaval estava sendo subaproveitado. O nosso comércio não lucrava, pois tínhamos um longo período de feriado, os blocos não vendiam os seus abadás e uma série de fatores que desfavoreciam a realização da festa no início do ano, antecedendo o carnaval oficial. O que nós faremos é potencializar o turismo em nossa cidade, ligando a períodos importantes. Maio é um mês de entressafra e a região recebe muita gente de fora, seja de outra região do país ou estrangeiros. Com isso, faremos uma grande festa e com a presença da grande estrela internacional, que também é juazeirense, Ivete Sangalo”, declarou o prefeito.



O Som do Juazeiro



O empresário Jesus Sangalo apresentou o projeto intitulado “O Som do Juazeiro”, proveniente de um estudo de agregação de valor à cultura da cidade. O projeto começa com a produção de uma escultura de um violão, feito com aço carbono revestido em inox, a ser colocado as margens do rio São Francisco, aproveitando uma estrutura já existente na orla da cidade. Além da obra de arte, está previsto a criação de uma faculdade de música, que será implantada nas dependências da antiga FRANAVE, localizada na Ilha do Fogo, e a realização de um show de Ivete Sangalo acompanhada de artistas nacionais, como Moraes Moreira e Davi Moraes, e juazeirenses como Luis Galvão e João Gilberto (ainda não definido). Outra novidade seria a escola de Lutieres, sendo produzidos violões e outros instrumentos de cordas com a madeira da árvore que dá nome a cidade, criando o “Stradivárius do Sertão”. Para isso, o empresário ressaltou que está sendo feito um trabalho de replantio de mata ciliar e produção de mudas do Juazeiro.



Na oportunidade, Pedro Alcântara Filho ressaltou que a antiga data da realização do Carnaval de Juazeiro concorria com outros eventos como o Pré-caju, em Aracaju, e o Festival de Verão em Salvador, impedindo a vinda de turistas para a cidade. “Poucos turistas chegavam à cidade para curtir o carnaval devido à quantidade de festas que o antecedem, a exemplo do Festival de Verão. A data antiga implicava em gastos sem retorno para a Prefeitura, blocos e comércio local. A nossa intenção é fazer com que mais pessoas conheçam a nossa cidade e esta nova data é bem propícia para que o visitante faça tanto o turismo comercial, de experiências e cultural”, disse. (Jornal Ação Popular On Line)

Nenhum comentário: