JAMILLE COELHO Enviada especial |
PRESIDENTE fez questão de chamar os agricultores beneficiados com a vila |
Com a desapropriação da área 80 famílias deverão ser relocadas para Junco. Destas, 55 receberão uma casa - de 99 m² - com duas varandas, três quartos, uma cozinha e um banheiro. Além disso, eles terão direito a cinco hectares de terra para a produção de culturas como feijão, milho, algodão, tomate, cebola e para criar animais. Dos cinco mil metros, um hectare será para a irrigação da área.
Às outras 25 famílias - que moram próximo ao canal de aproximação, mas que não produziam qualquer tipo de cultura - serão doados lotes com área para o cultivo irrigado, sendo que as moradias serão construídas por conta própria. Na área, além das residências e do ôquintal produtivoö os reassentados terão direito a posto de saúde, escola, área de lazer, sede da associação de moradores e outros.
Com a visita do presidente foram sorteadas as localizações de cada uma das casas. Apesar de toda a construção já estar pronta, os donos das casas só poderão se mudar em meados de dezembro, quando já deverão estar instaladas a energia elétrica e a parte hidráulica, segundo a coordenadora dos programas ambientais do Ministério da Integração, Elianeida Odísio.
A agricultora Antônia da Silva, 42, mora atualmente em Fase da Queda e não vê a hora de mudar para a nova casa. “Essa é a realização de um grande sonho. Agora, vou poder aumentar o volume de minha produção. Eu e meu marido arrendamos uma área para plantar cebola, feijão e milho. Mas, para isso, temos que repassar 25% do nosso lucro para o dono da terra e não fica quase nada para a gente. Por safra produzimos cerca de 20 toneladas de cebola. Em nossa casa nova a ideia é triplicar a produção e a renda”, declarou Antônia.
No final de seu discurso, Lula enfatizou que “foram três dias de muita emoção”. “O Sertão precisa ser tratado com decência e responsabilidade. As pessoas daqui querem trabalhar aqui e não ir para São Paulo viver nas favelas”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário