quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Produtores da Cooaprisco participam do programa Balde Cheio


Os produtores de leite de cabra da Cooperativa Agropecuária do Sertão do São Francisco-Cooaprisco de Santa Maria da Boa Vista, estão fazendo parte de um programa que pretende melhorar a produção leiteira em todo território do Sertão do São Francisco pernambucano. É o Balde Cheio, um programa do Banco do Nordeste (BNB) e Governo do Estado, que através de capacitação e transferência de tecnologias vai preparar produtores em áreas como a aplicação de técnicas apropriadas para (adubação) manejo de pastagens, manejo alimentar com formulação de ração balanceada, pastejo rotacionado, implantação de controle da produção leiteira, até o melhoramento genético por meio da inseminação artificial.
Durante a primeira reunião do programa em Santa Maria da Boa Vista, na última sexta-feira(23), foi dado início ao cadastramento dos produtores e agendado um encontro com o prefeito do município, Leandro Duarte. Segundo o presidente da Cooaprisco, Josival Agostinho Valêncio, o objetivo agora é conseguir junto ao executivo municipal a disponibilização de um técnico em agropecuária para atuar como extensionista no programa.
Na reunião de sensibilização, que também contou com as presenças da agente do desenvolvimento do Banco do Nordeste, Arlene Rocha, o representante do IPA, José Américo e o presidente da Aprisco do Vale, Nelson Coelho de Santana, ficou decidido ainda a realização de um treinamento dos produtores na Paraíba, onde estes irão absorver a metodologia do projeto na área de gestão e produção de leite.
O programa Balde Cheio prevê o acompanhamento dos produtores por um ano com aulas práticas e teóricas ministradas pelos técnicos agrícolas cedidos pelos demais parceiros, como as prefeituras municipais e também pela iniciativa privada. Após, a fase de palestras, os técnicos locais irão selecionar os produtores participantes, atendendo a critérios de aptidão e experiência no ramo, entre outros. A previsão é que mais de 100 propriedades façam parte do Balde Cheio.

Nenhum comentário: