Por ocasião da Festa do Jubileu da Diocese , Petrolina, recebeu na manhã de hoje, 10, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico . O Bispo Diocesano Dom Frei Paulo Cardos, Bispos de outras cidades ,Padres,o prefeito Júlio Lóssio, o vice-Domingos Sávio e a comunidade católica foram até o aeroporto Internacional receber o representante do Papa no Brasil.
A primeira visita foi feita à Igreja Catedral "que entre desafios e esperanças foi criada pelo Papa Pio XI, numa Petrolina então "frágil, pequenina e realmente inexpressível"- sob as bênçãos e a intercessão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, tem visto tornar-se realidade a afirmação profética de Dom Antônio Maria Malan quando aqui chegava: "Façamos a casa de Deus, e tudo mais crescerá ao redor!".
A Diocese de Petrolina está comemorando 85 anos. Instalada na região do Vale do São Francisco, no dia 15 de agosto de 1924, iniciou a partir daí a história da Fé cristã, pelo pioneirismo evangelizador de missionários, há 300 anos!
Os Bispos que passaram por Petrolina, desde Dom Antônio Maria Malan e seus sucessores: Dom Idílio José Soares, Dom Avelar Brandão Vilela, Dom Antônio Campelo de Aragão, Dom Gerardo Andrade Ponte, até o atual bispo diocesano Dom Frei Paulo Cardoso, todos empenhados em construir a Diocese de Petrolina como Igreja Viva de Jesus Cristo.
A história de Petrolina e da região se confude com a história da Diocese ,sendo impossível imaginar a pujança desta terra, sem lembrar o pioneirismo da Igreja nos campos da promoção humana e social, da educação, da saúde,da comunicação, e mesmo no campo da irrigação.
Fotos:Josélia Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário