segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Marina não tira chance de Dilma disputar segundo turno, dizem especialistas


A possível candidatura de Marina Silva (PT-AC) à presidência em 2010, caso a senadora decida deixar seu partido atual e entrar no PV, não ameaçaria uma provável ida de Dilma Rousseff ao segundo-turno das eleições, de acordo com cientistas políticos ouvidos pelo portal de notícias IG.
Apesar dos especialistas acreditarem que Marina tiraria votos de Dilma por ter uma forte trajetória política e representar o apelo ambiental, o saldo não seria suficiente para ameaçar a candidata de Lula. “[A candidatura de Marina] não deve ter um impacto muito forte. Seria um desgaste da imagem do PT, mas a Dilma é muito maior que isso. Se ela puder ganhar do Serra, não vai ser a Marina que vai atrapalhar”, avalia o professor Valeriano Costa, da Universidade de Campinas.
Na última quinta-feira, uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pelo PV, apontou que no confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois. Já a pesquisa Datafolha deste domingo aponta que Marina tem 3% das intenções de voto, contra 16% da ministra da Casa Civil.


Congresso Em Foco

Nenhum comentário: