sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pernambuco terá o primeiro telescópio robótico do Brasil


Itacuruba-PE

A cidade de Itacuruba, no sertão pernambucano, terá um telescópio robótico instalado pelo Observatório Nacional (ON), que é unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A contribuição do Estado, que está investindo R$ 120 mil, será celebrada na noite desta quinta-feira (20), quando o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, e o prefeito de Itacuruba, Romero Magalhães, assinarm o convênio para a construção de uma casa de apoio para o observatório e duas bases para a instalação do telescópio.

Distante 481 km do Recife, a cidade de Itacuruba foi escolhida pelo grupo de Ciencias Planetárias do Observatório Nacional por ocupar uma posição geográfica privilegiada no Sertão e por sua boa visibilidade no espaço, na maior parte do ano.

Fernando Bezerra Coelho ressaltou que o observatório trará desenvolvimento para a economia de Itacuruba através da captação do turismo estudantil e científico para toda a região sertaneja. “A cidade será referência nacional em observação no espaço. Estamos felizes em prestar este serviço à população e, sobretudo aos cientistas que terão acesso ao Cosmo, através do nosso sertão do Moxotó”, completou o secretário.

Satisfeito com a iniciativa, o prefeito Romero Magalhães também comemorou o fato de Itacuruba estar recebendo um dos mais sofisticados aparelhos de observação do céu no Brasil.

Equipamento - O telescópio robótico está inserido no projeto Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteróides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional -Impacton, que pretende montar uma infraestrutura física dedicada à observação remota de pequenos corpos no Sistema Solar, além de se integrar nos programas internacionais de mapeamento e pesquisa de asteróides e cometas em risco de colisão com a Terra. O objetivo da instalação do telescópio robótico é descobrir a caracterização das propriedades físicas desses objetos e rastreá-los.

Os estudos da escolha de um sítio de cinco hectares tiveram início em 2006 e poderá receber outras iniciativas de interesse científico do ON. O Impacton é uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Itacuruba e Observatório Nacional. A implementação do projeto conta com a colaboração da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da Associação dos Agropecuaristas Lealdade de Santa Cruz e do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep).

Nenhum comentário: