segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Rodada de negócios será a novidade da 6ª Vinhuva Fest, de Lagoa Grande/PE


Cerca de 150 empresários e 50 redes de supermercados de todo o Brasil estão sendo esperados na 1ª rodada de negócios da Feira do Vinho e da Uva do Nordeste - Vinhuva Fest, que terá sua 6ª edição realizada no Pavilhão de Eventos da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande/PE, entre 9 e 12 de outubro de 2009. Durante o lançamento do evento terça-feira (25), no Hotel Grande Rio em Petrolina, o presidente da Feira, Jorge Garziera, informou que o objetivo da rodada de negócios é promover um encantamento nos investidores - similar ao que houve em 1999, quando aconteceu a primeira edição da Feira -, incentivando-os a instalarem unidades no Vale ou comercializarem os produtos em suas entidades comerciais.

“Vinho é paixão e nós queremos que as pessoas se apaixonem pelo Vale. No primeiro ano do Vinhuva Fest, tínhamos apenas 2 vinícolas na região. Dez anos depois, agregamos mais 5 empresas e geramos mais de 10 mil empregos diretos, redefinindo a geografia vitivinícola no Brasil. Em vinhos finos, produzimos atualmente mais de 8 milhões de litros por ano e 15 milhões de vinhos de mesa. Através de ações estratégicas em várias frentes, pretendemos divulgar e promover a região como segunda produtora de vinhos do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul com 15% da produção nacional”, disse Garziera, que também é proprietário da Vinícola Lagoa Grande e Secretário do Município de Lagoa Grande, considerada a Capital Nordestina do Vinho.

Além de captar investidores, buscar empreendedores, fomentar e incentivar a instalação de novas empresas a fim de oferecer emprego, renda e qualidade de vida à população, a edição de 2009 da Vinhuva Fest pretende integrar os estados nordestinos e os municípios envolvidos na vitivinicultura. A Feira dos Municípios deverá reunir no Pavilhão de eventos, gestores de 34 cidades de Pernambuco, Bahia, Piauí e Ceará para discutir o desenvolvimento regional a partir da cadeia da produtiva da uva e do vinho, bem como, mostrar o que seus municípios têm de melhor a oferecer aos grandes empresários.

Outras novidades da Vinhuva Fest são o Festival Enogastronômico, com a mostra de pratos da culinária regional combinados com vinhos do Vale; a Feira de Artesanato; o Projeto Harmonização Vinho e Música, com a presença de um músico profissional que tocará uma música diferente para cada variedade de vinho; e o Projeto Imagem, com a vinda de jornalistas especializados de todo o país para conhecer o potencial vitivinicultor da região. O vinho encanado, servido diretamente de torneiras, é outra atração que volta nesta edição.

Shows

Haverá também exposições agroindustriais, seminários, visitas técnicas às vinícolas, propriedades rurais e associações ligadas à cadeia produtiva, um curso de degustação de vinhos e a construção da Cidade da Criança, espaço que terá uma programação especial no Dia da Criança (12/10). Os shows e espetáculos artístico-culturais também prometem chamar a atenção do grande público. “Teremos apresentações da Calcinha Preta, Aviões do Forró, Leonardo e Jota Quest, além das expressões artísticas folclóricas da região. A estimativa é atrair 200 mil pessoas nos cinco dias de Feira.

O próximo passo, segundo Jorge Garziera, é apresentar a Vinhuva Fest nos municípios participantes do evento e em várias capitais do Brasil. “Começaremos por Recife, Salvador e passaremos por cerca de 40 cidades e grandes centros promovendo nosso grande projeto”, anunciou.

Vitivinicultura em ascensão

Várias autoridades da região e do estado estiveram presentes no lançamento da Vinhuva Fest e falaram, principalmente, sobre a recente mudança no setor, que está saindo ainda mais fortalecido após a crise. Segundo o Presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, o maior orgulho para o nordestino que chega ao Vale do São Francisco é ver a caatinga convivendo com os parreirais.

“A mudança para um novo patamar econômico já começou. No entanto, para que nos tornemos realmente fortes, é preciso que haja uma identificação da população brasileira com os vinhos produzidos no Vale. Começamos com a intenção de conquistar o mercado mundial, mas se o próprio pernambucano não tiver o costume de consumir o vinho produzido aqui, toda a luta fará pouco sentido”, ressaltou.


CLAS

Nenhum comentário: