A Culminância da ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ encerrou na tarde desta sexta-feira (28), com a primeira Puxada ‘Petrolina Acessível’ que saiu às 16h, da Praça do Galo, percorreu as Avenidas Souza Filho e Guararapes encerrando o marco inclusivo na Concha Acústica. Participaram do evento alunos das redes de ensino municipal e estadual, secretários municipais, entidades sócio-educativas e sociedade civil.
Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud) em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Educação (SMEP) e Gerência Regional de Educação (GRE), a Puxada teve objetivo de sensibilizar a população em manter as calçadas livres e acessíveis não só para o deficiente, mas para qualquer habitante de Petrolina.
De acordo com o secretário municipal de Acessibilidade, Marcos Souza, a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ foi essencial para todas as pessoas do município. “Queremos que nos vejam não por nossa deficiência, mas por nossa capacidade. O compromisso do Governo ‘As pessoas
O vice-prefeito, também secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingo Sávio, disse ter certeza da repercussão do movimento. “Nós todos somos iguais. Existem pessoas com deficiências e pessoas que pensam que não têm e, estas, muitas vezes, a pior delas é falta de consciência de reconhecer o preconceito que ainda existe. Por tanto, encerramos essa semana com muita alegria”, concluiu.
Dada iniciou na última segunda-feira (24), a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, teve finalidade de estimular a discussão sobre a inclusão social. Segundo o participante, Suélio Ferreira da Silva, a Secretaria de Acessibilidade, através de mobilizações, estimula maiores possibilidade de inclusão social. “Esse movimento ajuda a chamar a atenção da sociedade e, principalmente o setor comercial, contra qualquer tipo de preconceito”.
Também fez parte da programação desta sexta, a apresentação prática e teórica do projeto ‘Incluindo Através da Arte’, ás 09h, no auditório do Senai. A ação tem objetivo de oferecer gratuitamente aos alunos matriculados nas redes (estadual, municipal ou Instituições) oficinas de artes, na Oficina do Artesão. Alunos contemplados com a iniciativa expuseram obras artesanais.
A Semana da Pessoa com Deficiência contou ainda com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCD), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Associação dos Fisioterapeutas do Vale do São Francisco (Asfisio), Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Centro de Reabilitação Visual (CRV), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Sepuma), Secretaria de Saúde (SECSAU), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Igreja Batista dos Surdos, Pastoral de Surdos, Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores e Imprensa Regional.
2 comentários:
Olá Josélia Maria!
Gostei muito da reportagem, principalmente da colocação do Projeto de Intercâmbio Incluindo através da arte. Porém, gostaria de expôr a finalidade do Projeto que não está muito clara para quem a lê onde você diz que é apenas realizada na Oficina do artesão.
Mas, estamos à disposição para falarmos do nosso projeto e ficamos contentes em sermos anunciados aqui, em seu blog!
Grata, Nílmann Gomes
Coordenadora adjunta.
Postar um comentário