sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SinjoPE recebe homenagem pelos 200 anos da imprensa e comenda para Vladimir Herzog





Os 200 anos da imprensa no Brasil serão homenageados, nesta sexta-feira, 21 de novembro, a partir das 19 horas, no Memorial da Medicina de Pernambuco, com a entrega da Comenda do Mérito Sindical à figura do jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Vladimir Herzog (Vlado), assassinado sob tortura em outubro de 1975, pela repressão do regime militar de 1964. A homenagem e a comenda serão entregues pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco, em solenidade na qual serão agraciados personalidades e lembradas datas representativas do Brasil.


Em nome da imprensa e de Vlado Herzog, o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) receberá a comenda e a homenagem, representado pelo presidente da entidade, Ayrton Maciel. A comenda será, posteriormente, encaminhada à família de Vlado por meio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. A Comenda do Mérito Sindical é entregue, anualmente, pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Neste ano, o Sindicato homenageia, também, a passagem dos 20 anos Constituição Federal, 20 anos do SUS, 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Cidadão, 100 anos do nascimento do médico Josué de Castro e os 200 anos do Ensino Médico no Brasil.


Além de Vlado Herzog, serão agraciados com a comenda o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi - que fará palestra sobre os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, e personalidades históricas, pelo trabalho desenvolvido em prol do País, como o deputado Ulysses Guimarães, o médico Sérgio Arouca, o jurista Sobral Pinto, o padre Ricardo Rezende e os médicos Correa Picanço, Josué de Castro e José Falcão.

Comenda ao Mérito Sindical será entregue no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco, Derby. Este ano, o evento começará às 19h, com visita ao Museu da Medicina, espaço onde está guardado, através de várias fotografias, livros, equipamentos e documentos em geral, parte significativa da história da medicina de Pernambuco, coordenado pelo médico pernambucano José Falcão.
Às 20h, será realizada a conferência sobre os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos proferida pelo Ministro Paulo de Tarso Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Em seguida, começará a solenidade oficial da entrega da Comenda do Mérito Sindical, anualmente concedida às personalidades que se destacaram em atividades vinculadas às causas sociais, à defesa da categoria e pelo compromisso com a cidadania.

Nenhum comentário: