terça-feira, 11 de novembro de 2008

RECIFE: CB simula socorro de moto

INTENÇÃO é que atendimento chegue em cinco minutos




As vítimas dos acidentes de trânsito serão atendidas, por socorristas do Corpo de Bombeiros (CB), em no máximo cinco minutos. Isso porque os militares estão se deslocando, desde ontem, com motocicletas, como é feito em São Paulo há mais de dez anos. A intenção desse novo método de chegar ao paciente é driblar os congestionamentos quilométricos que se formam diariamente na Capital pernambucana e nas cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR). Além das 12 motos, o CB receberá até o final deste mês mais 14 ambulâncias - e outras três em janeiro do próximo ano. Um helicóptero também foi adquirido pela corporação, que só aguarda a entrega do transporte aéreo. Ao todo foram gastos com esses novos equipamentos cerca de R$ 10 milhões, de acordo com o comandante geral do CB, coronel Carlos Eduardo Casanova.
Para inaugurar o serviço, bombeiros realizaram, ontem pela manhã, na praça do Carmo, em Olinda, uma simulação de atendimento a um motoqueiro, que teria supostamente se acidentado naquela localidade. O primeiro socorro prestado à vítima foi realizado pela dupla de motociclistas, que chegou trazendo uma bolsa repleta de equipamentos de primeiros-socorros, para estabilizar o paciente. Logo depois, a ambulância parou ao lado do corpo e só resgatou o acidentado. “É dessa forma que pretendemos utilizar o novo serviço. Primeiro vão chegar os socorristas, depois o resto da equipe. Dessa maneira reduziremos o tempo de espera”, explicou Casanova.
De acordo com o comandante, os investimentos não vão parar, pois ele pretende levar os atendimentos do CB para mais 25 cidades do Interior do Estado. “Atualmente, realizamos nossas atividades em oitos municípios interioranos e nove da Região Metropolitana do Recife. Mas pretendemos cobrir mais 25 localidades, passando assim de oito para 33 o número de cidades beneficiadas”, contou.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: