segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Seripa vai iniciar investigação sobre acidente aéreo em San Martin


Acidente com avião
Confira a galeria de fotos
O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vai iniciar a investigação sobre o acidente ocorrido neste domingo (23), no Recife, envolvendo um avião bimotor modelo King Air B200 OSR, que trazia 10 pessoas de Teresina (PI) para a capital pernambucana e caiu numa rua do bairro de San Martin. Duas pessoas morreram.
Os dois mortos são Gilberto Silva, produtor da banda Calypso e passageiro da aeronave; e o piloto, Eurico Pedroso Júnior, ambos de 46 anos. Gilberto Silva chegou morto ao Hospital Getúlio Vargas, por volta das 11h45. O corpo do condutor do avião ficou preso às ferragens e foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal.
Os demais feridos estão espalhados por quatro hospitais do Recife: no Alfa está Eduardo Henrique Rocha do Ó, 35 anos, um dos donos do Centro Diagnóstico Albuquerque do Ó, clínica de exames de imagem que fica no bairro do Derby, no Recife.
No hospital Esperança está internado o superintendente-adjunto do Metrô do Recife (Metrorec), Davidson Tolentino, 37 anos. Ele chegou com o tórax machucado. De acordo com informações da família, ele está em situação estável e fazendo exames.
No hospital Português estão Bruno Carvalho Carneiro, 29 anos, que chegou a ser identificado como co-piloto, mas não estava na função porque a aeronave era do tipo single pilot - piloto único, em inglês; Luiz Augusto Nóbrega, 53 anos - um dos donos da casa de espetáculo Chevrolet Hall, no Recife - e Helena Lúcia Ferreira, 40 anos. Bruno Carneiro aparentemente não sofreu nenhuma lesão grave. Luiz Augusto Nóbrega fraturou uma perna, mas passa bem. Helena Ferreira só sofreu escoriações.
Por fim, no hospital Santa Joana estão o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), 36 anos, que passa bem; Rogério Paes Silva, 40 anos, produtor da banda Calypso, também em quadro estável; e Valmir João de Oliveira, 42 anos, empresário, que está em estado grave na UTI, aguardando avaliação neurológica.
Segundo informações que Bruno Carneiro prestou a parentes, quando estava a 150m da pista do Aeroporto Internacional dos Guararapes, o piloto recolheu o trem de pouso, porque percebeu que a aeronave apresentou perda de potência. No entanto, ele não conseguiu evitar a queda.
O avião pertence a Chimbinha, compositor e guitarrista da banda Calypso, mas estava arrendado há oito meses à empresa Exclusive Flight, que o administrava. O grupo havia feito um show na capital piauiense no último sábado (22); os integrantes da banda foram de ônibus para Fortaleza (CE) e já foram informados sobre o acidente. De acordo com assessores, eles estão inconsoláveis.
O ACIDENTE
O acidente aconteceu na rua Ibituba, no bairro de San Martin, no Recife. O local fica próximo ao terminal do ônibus de Mangueira, na Zona Oeste da capital.

Técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) fizeram vistoria no local e detectaram que pelo menos cinco imóveis foram atingidos pelo avião em queda. Parte de pelo menos uma dessas casas deverá ser demolida, devido ao comprometimento da estrutura.

Os moradores estão impedidos de entrar até que a vistoria seja concluída. Os técnicos também estão nas casas vizinhas, procurando rachaduras e outros sinais que possam indicar quais outras construções foram afetadas pelo impacto do acidente.
da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: