sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PP, PR e PTC apóiam João Paulo para Senado




DA FONTE revelou o pedido feito pelo petista

Até as próximas eleições faltam dois anos e a coligação que o PT estará integrado sequer está formada, mas o prefeito do Recife, João Paulo, corre contra o tempo e vai na contramão de correligionários para emplacar o seu nome para o Senado. Publicamente, o petista diz que as discussões de 2010 “devem ficar para 2010”, mas não é o que tem feito nos bastidores, onde as articulações estão em ritmo acelerado e passam longe de meditações. Pelo menos, três partidos - PP, PR e PTC - já garantem apoio ao petista .
Na última terça-feira, em Brasília, bastaram apenas duas horas e meia para João Paulo garantir o PP ao seu lado, durante um jantar com o deputado federal Eduardo da Fonte. Em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM, ontem, o progressista deixou claro que o apoio do seu partido é para “a pessoa João Paulo” e não para o Partido dos Trabalhadores. “O encontro foi espontâneo, depois de uma conversa que tivemos na segunda-feira. Marcamos o jantar e ele pediu o nosso apoio”, adiantou Eduardo.
Segundo ele, foram discutidos projetos para a cidade e para 2010. O parlamentar afirmou que João Paulo tem sido um dos melhores prefeitos que o Recife já teve, por isso a sua candidatura “é legítima”. “Com o reconhecimento do povo do Recife, ele elegeu o seu sucessor. É o nome natural para compor a vaga de Senado na chapa com o governador Eduardo Campos (PSB), ao lado de Armando Monteiro Neto (PTB)”, disse. No entanto, o apoio ao petebista ainda não está selado. Para Eduardo da Fonte, as discussões serão por etapas. “Primeiro, o projeto João Paulo”, avisou o progressista, em conversa por telefone posteriormente com Blog da Folha.

INOCÊNCIO

O prefeito João Paulo não tem apenas o PP como aliado. Em breve ele se reunirá com o deputado federal e presidente estadual do PR, Inocêncio Oliveira. O almoço, que será realizado no Recife, contará com a presença do secretário municipal de Saneamento, José Marcos de Lima, prefeitos e lideranças do partido. O prefeito viaja no dia 25 para Portugal, onde deve passar cerca de cinco dias em busca de convênios para a cidade. Na volta, se reunirá com o grupo republicano, progressistas e também com o presidente do PTC, o deputado Eriberto Medeiros, que seguirá o mesmo caminho do PP. “O nosso partido estará junto com os progressistas nesse apoio a João Paulo”, adiantou Eriberto.
Assim como Eduardo da Fonte, Inocêncio diz estar “fechado” com João Paulo para 2010, mas com Armando Monteiro Neto irá depender “das conjunturas” até lá. “A primeira vaga eu confirmo, mas a segunda vai depender de entendimentos”, adianta Oliveira, com a segurança de ter feito quase 600 mil votos para prefeito e para vereador no Estado. O presidente do PR tem a confiança de que João Paulo será o “senador mais votado de Pernambuco”, pelo fato de o petista ter a base de seu eleitorado na Região Metropolitana do Recife (RMR) e o PR e o PP “se garantirem” na Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Inocêncio lembra que a sua legenda segue um caminho natural pelo fato de estar comprometida nos planos municipal, estadual e federal. Além disso, o deputado ainda ressalta que o PR comanda Saneamento, uma pasta considerada por ele “importante” na Prefeitura do Recife.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: