domingo, 16 de novembro de 2008

Obama faz três nomeações para sua equipe na Casa Branca




CHICAGO (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, fez três nomeações para a sua equipe na Casa Branca neste domingo, fazendo de seu principal auxiliar no Senado conselheiro sênior e indicando dois deputados como assistentes do chefe de gabinete Rahm Emanuel.

O gabinete de transição de Obama informou em comunicado que Pete Rouse, principal assessor de Obama quando senador por Illinois, irá integrar a Casa Branca como conselheiro sênior.
Rouse trabalhou para o ex-líder democrata no Senado Tom Daschle por 19 anos. Daschle, ex-senador por Dakota do Sul, aconselhou Obama durante sua campanha para as eleições presidenciais dos EUA e cogita-se que esteja na disputa por um alto cargo na nova administração.
O gabinete de Obama também informou que Mona Sutphen, que trabalhou no Conselho Nacional de Segurança durante a administração do ex-presidente Bill Clinton, e Jim Messina, ex-assessor principal de dois senadores norte-americanos, devem ser representantes do chefe de gabinete.
"Essas pessoas são acréscimos importantes a uma equipe com experiência e habilidade para ajudar nossa nação a superar os desafios domésticos e ao redor de mundo", disse Obama em comunicado.
O democrata eleito presidente tem convocado sua equipe para a Casa Branca e estudado indicações para o seu gabinete desde que venceu o republicano John McCain nas eleições de 4 de novembro. Obama assume a Presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro.
McCain, senador pelo estado do Arizona, irá visitar Obama em Chicago nesta segunda-feira para discutir maneiras de trabalharem juntos.
(Reportagem de Jeff Mason)

Nenhum comentário: