domingo, 16 de novembro de 2008

Entrevista: Wildes Sampaio


E você, já pensou em ser cineasta? Em produzir aqueles filmes de ação ou até de romance? O jovem Wildes Sampaio sonhava com isso quando era criança, e hoje conseguiu realizar seu desejo. Com mais de 20 filmes na bagagem, o jovem de Salgueiro, no sertão pernambucano, apresenta uma de suas criações no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). "O jumento do Lua Estrela" será exibido no próximo dia 16 na sala dedicada ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil junto com mais seis filmes de todo o país. Na entrevista que ele concedeu ao Diarinho, Wildes conta um pouco de como começou e do que a criançada pode esperar do Festival.

Quando você decidiu começar a fazer filmes?

Eu tinha uns 12 anos quando fiz o primeiro curta. Era um trabalho da escola sobre dengue e cólera e eu queria uma maneira diferente de passar o que tinha aprendido sobre o assunto. Então resolvi filmar o trabalho.

E por quê filmes e não outro meio de apresentação?

Porque sempre gostei de filmes e comecei a notar que as crianças ficavam mais envolvidas quando o trabalho era como um cinema. Elas absorviam mais o que estava sendo passado.

Mas você não achava que teria dificuldades por ser tão novo?

Quando você é criança não existe dificuldades. Existem soluções. Eu ia me adaptando com o que tinha.

Hoje como são seus filmes?

Eles são mais voltados para o público infantil e infanto-juvenil com a temática do sertão. Porque além de ser onde nasci, acredito que aquela era uma região que não tinha mostras culturais, que precisava ser valorizada. Sem contar que hoje eu consigo fazer com que as crianças de lá se envolvam nos meus projetos, faço elas participem de todaprodução e até mesmo das cenas.E como as crianças que participam do projeto se sentem quando ele está finalizado?Para elas é um momento de cultura, de lazer, experiências novas. Mas também é o momento em que plantamos uma sementinha e que dali em diante elas vão em busca de seus próprios projetos.

Para quem não é do sertão, como se inscrever para participar do seus filmes?

Todo ano temos uma seleção nas escolas cadastradas ao Cine-sertão. Mas quem não for de lá pode entrar no site http://www.wspbrasil.com/ e ver como podem fazer para entrar na disputa. Abriremos as vagas no próximo dia 17 para o projeto deste ano. As crianças passarão por um concurso de redação e depois serão escolhidas as dez melhores para elas virem filmes.

O que as crianças podem esperar da sessão Prêmio Brasil de Cinema Infantil do FICI?

A mostra é muito legal, pois reúne gente de todas as idades. Elas podem esperar o melhor, é uma sessão gostosa de assistir. Programa para toda a família.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: