terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Empate técnico entre Dilma e Serra



MINISTRA ultrapassou tucano na Região Nordeste
SÃO PAULO (AE) - A oito meses da eleição presidencial, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), encontram-se em situação de empate técnico, segundo pesquisa Sensus, divulgada ontem pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O levantamento, que tem margem de erro de três pontos, mostra o tucano com 33,2% das intenções de voto, contra 27,8% da petista.

Este cenário, entretanto, ainda depende da entrada do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na disputa. No levantamento, ele aparece com 11,9%, seguido da pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva (AC), que tem 6,8%. No cenário traçado sem a candidatura do deputado, a diferença entre o tucano e a petista passa a ser de 12,2 pontos. Serra vai a 40,7%, enquanto Dilma aparece com 28,5% e Marina com 9,5%.

Empenhada desde a virada do ano em comandar uma extensa agenda de pré-campanha, Dilma aproximou-se de José Serra depois de ganhar 6,1 pontos, na comparação com o levantamento anterior, feito em novembro. Na época, Dilma Rousseff tinha 21,7%. Já o tucano, que saiu de 31,8%, oscilou 1,4 ponto para cima. A ministra ultrapassou Serra, por exemplo, na Região Nordeste, reduto do presidente Lula. A petista teve 38% das intenções de voto, contra 25,4% do tucano. Na pesquisa anterior, a performance da ministra na região era bem diferente - ela tinha 29,5%, enquanto o tucano, 30,7%.

Dilma cresceu também em São Paulo, estado comandado por Serra. Ela passou de 17,4% para 22,7%. Serra mantém-se na dianteira no Sudeste, oscilando de 34,4% para 34,7%. Afastado da mídia desde o final do ano passado, depois de esticar as férias de fim de ano, Ciro perdeu espaço, apesar de ainda aparecer como fator determinante para estreitar a distância entre Serra e Dilma. Em novembro, o deputado do PSB contava 17,5% das intenções de voto e Marina tinha 5,9%. (Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: