quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Prefeitura faz balanço do carnaval “Folia no Vale dos Vinhos”



Uma festa espontânea, popular e democrática, para agradar todos os gostos. É assim que podemos definir o carnaval “Folia no Vale dos Vinhos”. Durante os seis dias de festa, os foliões tiveram a oportunidade de acompanhar a animação dos blocos de rua e dos shows de artistas regionais e nacionais, que abrilhantaram a folia em Petrolina nos cinco pólos espalhados pela cidade.

A folia começou na quarta-feira (12), quando blocos de todo o Estado desfilaram pelas ruas da Petrolina Antiga, levando alegria aos foliões que foram acompanhar a festa momesca. Para o vice-prefeito Domingos Sávio as troças se destacaram em 2010. “Um fenômeno que vai ser a marca do carnaval de Petrolina daqui para frente serão os blocos. No próximo ano vamos nos dedicar para que a festa seja ainda mais estruturada, incentivando cada vez mais os desfiles desses grupos que se reúnem para curtir a folia com amigos e familiares”, complementou.

Além dos grupos culturais, blocos como “Folia Saudável”, formado por idosos, o “Sou Legal”, composto por crianças da APAE e o “Frevo Mulher”, promovido pela Secretaria da Mulher, desfilando com cerca de 330 pessoas, também marcaram presença. Todos com o objetivo de levar muita alegria para a população.

Foi no terceiro dia, com a abertura oficial do carnaval, que a festa tomou corpo e começou a receber os primeiros artistas. Marcando o início dos shows, se apresentaram no pólo 21 de Setembro, Dudu Nobre e Neguinho da Beija-Flor, que fizeram os petrolinenses se render ao samba. Pelo circuito ainda passaram nomes como Pepeu Gomes, Chico César, Art Popular, Geraldo Azevedo, Patusco, além dos artistas locais, como Matingueiros, Allan Cléber, Orquestra de Frevo de Petrolina, Camila Yasmine, entre outros.

Descentralizando a festa, os bairros Areia Branca, Rio Corrente, Cohab IV e Cohab VI, também se tornaram pólos do carnaval 2010. Nos circuitos ritmos como pagode, axé, samba de mesa, forró em axé, pop e reggae, também tiveram espaço Folia no Vale dos Vinhos. O público por sua vez compareceu a caráter, com suas fantasias, mostrando todo o contentamento e irreverência do povo petrolinense.

Segundo dados apresentados pela Polícia Militar, no Pólo 21 de Setembro, diariamente foram registrados uma média de 30 mil pessoas, já na Areia Branca, aproximadamente de 15 mil foliões foram conferir as atrações. No Rio Corrente, a estimativa é de que 20 mil pessoas tenham participado da folia e na Cohab foi registrado o número de 5 mil foliões.

Para o vice-prefeito e secretario de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingos Sávio, a parceria entre a Prefeitura de Petrolina, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Governo de Estado, serviu para consolidar o Pólo Petrolina, promovendo o carnaval no interior. “A parceria ajudou para que fizéssemos um carnaval seguro, com uma grade de programação com espaço para todos os gostos. A tradição antes era atravessar a ponte para curtir o carnaval em Juazeiro e este ano os juazeirenses que vieram participar da nossa festa.”

Durante o carnaval, ainda houve espaço para o tradicional Baile Municipal, que esta na sua 17ª edição. E apesar da festa contar com concorrentes de cidades como Salvador e Recife, os vencedores foram todos da região.

A segurança e organização também marcaram presença. Em todos os dias a Guarda Municipal, Polícia Militar, agentes da EPTTC e do Samu estavam à disposição em todos os pólos do carnaval, contribuindo para que um baixo número de ocorrências fosse registrado pelos órgãos.

Durante o balanço, o vice-prefeito aproveitou a ocasião para adiantar o que está sendo organizado para o São João de Petrolina. “Vamos repetir o tema do carnaval no São João. Nossa ideia é associar as duas principais festas a nossa produção de vinho, porque isso é um diferencial. A intenção é trazer o turista para visitar as vinícolas durante o dia e aproveitar os shows durante a noite.”

Taisa Alencar

Foto: Joselito Tavares-ASCOM/PMP

Nenhum comentário: