sábado, 27 de fevereiro de 2010

I Conferência Municipal de Defesa Civil atraiu representantes da população lagoagrandense

Garziera , Secretário de Governo

A Prefeitura de Lagoa Grande e a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizaram quinta-feira (25) a I Conferência Municipal de Defesa Civil com o tema 'Lagoa Grande no Mapa da Proteção'. A Conferência foi realizada no ginásio de esportes do Parque da Uva e do Vinho, durante toda a manhã.

Na discussão foram escolhidos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual marcada para 5 e 6 de março, no Recife. Pela Comdec, o representante será Reginaldo Alencar secretário municipal de Agricultura e presidente da entidade. O assessor especial da prefeitura, Regivando Siqueira, representará o Poder Executivo Municipal e o sindicalista Francisco Gomes de Araújo (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande), será o representante da sociedade civil organizada.

O presidente da Comdec ressaltou a importância de se debater meios mais sólidos e rápidos de proteção contra catástrofes ambientais. “Estamos aqui para depois juntos com todas as cidades do Estado e posteriormente do país, elaborarmos um plano nacional de defesa civil, evitando sofrimentos maiores dos que geralmente acontecem quando essas ocorrências acontecem, de forma que fogem ao nosso controle”, comentou Reginaldo.

A Conferência atraiu cerca de 100 participantes. Para a prefeita Rose Garziera, é importante estar atento nas questões ambientais atualmente, para que tragédias não venham atingir os municípios, mas se isso ocorrer, que as defesas civis de cada cidade esteja preparada para socorrer que precisar.

“Discutirmos de forma comum essa proteção, já é um avanço que irá se consolidar na Conferência Nacional proposta pelo Governo Federal através do Ministério da Integração e Secretaria Nacional de Defesa Civil. A agilidade no socorro é fundamental quando somos surpreendidos com catástrofes ambientais”, lembrou a prefeita.

O evento foi aberto pelo secretário de Governo, Jorge Garziera, que foi quem criou a Comdec quando prefeito do município pela segunda vez, entre 2000 e 2004. Também falaram os representantes de instituições e órgãos que formam a teia de proteção dentro da defesa civil como a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Codecipe), Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Exército, entre outros.

Cinara Marques/ASCOM

Nenhum comentário: